Denise Bolzan Barpp
Ivanete Schneider Hahn
Não Informado
A conectividade dinamiza as mudanças nas atitudes e preferências do consumidor e, diante dela, as IES estão em constante adequação em relação a forma de se comunicar com a sociedade. As campanhas de marketing perderam a sua força nos últimos anos, sendo que a escolha de um produto ou de um serviço está baseada com mais intensidade na experiência de usuários relatada nas redes. Porém, as propostas de marketing, ainda, atendem a um princípio básico: a eterna busca pela satisfação de ambos os envolvidos na equação produção e consumo, sempre com a mediação dos meios de comunicação disponíveis, técnica financeira adequadamente direcionados aos diversos mercados-alvos. Nesse contexto, o estudo buscou identificar as ações de marketing de relacionamento em redes sociais online usadas por uma Universidade Comunitária de Santa Catarina pertencente ao Sistema ACAFE, neste estudo representada pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Para tal, documentou-se as interações online motivadas pelas postagens, sejam elas comunicações visuais e/ou escritas nas redes sociais online Facebook, Twitter e Youtube durante três meses. A partir de suas partes constituintes, sendo 60 postagens do Youtube, 315 postagens do Twitter (decompostos em 4.056 dados) e 133 postagens do Facebook (decompostos em 3.192 dados) do perfil da IES, realizou-se a fotoelicitação e o exame indutivo identificando-se padrões de significados existentes nas comunicações da Instituição de Ensino bem como de seus respectivos nodos e vínculos. Os resultados permitem afirmar que: (1) A universidade em análise utiliza com frequência as redes sociais online para postar conteúdo e interagir com consumidores; (2) as postagens estão atingindo índices moderados de interação e relacionamento; (3) há mais reações positivas as postagens do que reações negativas; (4) observou-se que tanto no Twitter como no Facebook houve publicações contemplando destaques e reconhecimentos nas diferentes áreas de abrangência de atuação da Instituição, sendo elas, Ensino, Pesquisa e Extensão; (5) as postagens foram publicadas por meio de fotos, artes gráficas e vídeos. Com relação às fotos, em sua maioria ilustravam matérias, priorizando a presença de alunos e comunidade, quando se tratavam de projetos de extensão. As artes gráficas foram usadas em sua maioria para ilustrar campanhas publicitárias onde envolve-se captação de alunos com foco principal em Ensino Médio, sendo Vestibular e Processo Seletivo.
Não Informado
2018
Não Informado