Título da Dissertação:

MANUAL DE AULAS PRÁTICAS DE ZOOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ALTERNATIVA PARA DOCENTES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA


Autores:

EDUARDO LANGNER NERI


Orientadores:

Dr. André Trevisan (UNIARP) (Presidente da Banca/ Orientador)


Palavras-Chave:

Aulas práticas. Zoologia. Jogos didáticos. Educação Básica. Ensino de Biologia e Ciências


Resumo:

Esta pesquisa teve como objetivo a produção de um manual de aulas práticas alternativo para os professores de Biologia e Ciências da Educação Básica, focando a área de zoologia. O estudo foi realizado com sete professores das disciplinas de Ciências e Biologia, que lecionam no sétimo ano do Ensino Fundamental e na segunda série do Ensino Médio de escolas da rede pública e privada do município de Caçador e Rio das Antas. Para a coleta das informações referentes a utilização de aulas práticas, esses docentes responderam um questionário composto de dezesseis questões, com o objetivo de mapear os dados referentes ao tema central, tais como: se os professores fazem uso de aulas experimentais; a frequência com que essas ocorrem; se é possível os professores notarem através desta prática se há um aumento no entendimento dos estudantes quanto aos conteúdos de Biologia/Ciências; se os mesmos percebem que o interesse pela disciplina se torna maior com a realização destas práticas; verificar a frequência com que as mesmas ocorrem; a estrutura oferecida pelas escolas para a efetivação de aulas práticas; as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que adotam esta forma de ensino; a importância da disponibilização de um manual de aulas práticas. Os resultados revelam, segundo a percepção dos professores entrevistados: que as aulas práticas tem grande importância no processo de ensino-aprendizagem; que os alunos, além de cobrarem esse tipo aula, assimilam melhor o conteúdo e demonstram mais interesse no assunto; a carência de laboratórios e recursos para a realização de aulas práticas nas escolas; que a área da zoologia é uma das mais difíceis para a realização de uma aula prática; que os professores carecem de roteiros ou manuais de aulas práticas para a aplicação das mesmas, tendo que buscá-los por meio de outras fontes. Os resultados evidenciam os benefícios que o manual produzido traz, pois além de conter aulas práticas que abrange todos os filos de animais trabalhados na educação básica, apresenta alternativas que permitem a realização de aulas diferenciadas em qualquer escola, com ou sem recursos. Ao analisar os objetivos alcançados, espera-se que o manual de aulas práticas produzido auxilie e motive os professores de Ciências e Biologia da Educação Básica, a realizarem com mais frequência atividades diferenciadas no ensino de Zoologia, seja com práticas ou com jogos didáticos, buscando um objetivo principal, que é a efetivação de um aprendizado integral pelo aluno. Palavras-chave: Aulas práticas. Zoologia. Jogos didáticos. Educação Básica. Ensino de Biologia e Ciências


Abstract:

This research had the objective of producing an alternative practical manual for teachers of Biology and Basic Education Sciences, focusing on zoology. For this, it was necessary to review the literature on the importance of practical classes in zoology teaching; the evaluation of the importance given to the practical classes by the teachers and students of the public and private network of the municipality of Caçador, Santa Catarina, through a questionnaire answered by the teachers; and, through the same questionnaire, an analysis of the structure of the schools and the materials available for teachers to work practical lessons in zoology teaching. The research was carried out with seven professors from the Sciences and Biology disciplines, who teach in the seventh year of primary education and in the second series of high schools of the public and private schools of the municipality of Caçador and Rio das Antas. In order to gather information about the use of practical classes, these teachers answered a questionnaire composed of sixteen questions, with the objective of collecting data and trying to solve some questions related to the central theme, such as: if teachers make use of experimental classes; the frequency with which they occur; if it is possible for teachers to note through this practice whether there is an increase in students' understanding of Biology / Science content; if they perceive that the interest for the discipline becomes greater with the accomplishment of these practices; verify the frequency with which they occur; the structure offered by the schools for the accomplishment of practical classes; the difficulties faced by professionals who adopt this form of teaching; the importance of making a practical lesson manual available. The results reveal, according to the interviewed teachers' perception: that practical classes have great importance in the teaching-learning process; that students, in addition to receiving this type of class, assimilate the content better and show more interest in the subject; the lack of laboratories and resources for practical classes in schools; that the area of zoology is one of the most difficult to perform a practical lesson; that the teachers lack scripts or manuals of practical classes for the application of the same ones, having to look for them through other sources. The results show the benefits that the manual produced brings, besides containing practical classes that cover all the phyla of animals worked in basic education, presents alternatives that allow the realization of differentiated classes in any school, be it with resources or without. In analyzing the objectives achieved, it is expected that the practical lessons manual produced will help and motivate teachers of Science and Biology of Basic Education, to carry out more frequently different activities in the teaching of Zoology, either with practices or with didactic games, seeking a main objective, which is the realization of an integral learning by the student. Keywords: Practical classes. Zoology. Educational games. Basic education. Teaching of Biology and Sciences.


Ano:

2019


Páginas:

218


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2791
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Indexado em: agosto 22, 2022
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