Título da Dissertação:

ISSO É MAIS QUE UM ALFABETO! EXPERIÊNCIAS DE ARTE-LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Autores:

ARIELLI PACZTUCH


Orientadores:

CIRCE MARA MARQUES


Palavras-Chave:

1. Educação Infantil.2 Linguagem escrita. 3. Artes Plásticas. 4. Arte-letramento. I. Marques, Circe Mara.


Resumo:

As crianças de cinco anos são curiosas em reconhecer, nomear e explorar as letras do alfabeto. Contudo, muitas vezes, esse trabalho é realizado de forma escolarizada, exigindo que permaneçam por tempo considerável sentadas dentro da sala de aula, realizando atividades gráficas em folhas de papel. Esta dissertação resultou de uma pesquisa qualitativa que tratou do ensino das letras do alfabeto na educação infantil. O objetivo principal deste estudo foi conhecer os modos como a linguagem escrita é trabalhada na educação infantil, mais especificamente a apresentação das letras do alfabeto, e realizar experiências de arte-letramento, com crianças de 4-5 anos, como uma das possibilidades de integrar diferentes linguagens nas experiências vividas na escola. Envolveu a participação de quatorze crianças de cinco anos que frequentam uma escola pública de educação Infantil e da professora da turma. Os dados foram obtidos a partir de vinte encontros realizados com as crianças durante o segundo semestre de 2017 e culminou com a organização de uma exposição de arte-letramento realizada com os alunos participantes e aberta aos pais e à comunidade. Para desenvolver as análises, tomamos como referência os estudos Ariès (1981), Edwars/Gandini e Forman (1999), Sarmento (2007), Gobbi (2010), Barbosa e Delgado (2012), Cunha e Borges (2015) entre outros. Os resultados mostraram que experiências de arte-letramento que integrem a linguagem escrita, a linguagem das artes plásticas e a linguagem da brincadeira podem ser uma importante possibilidade para que as crianças de cinco anos avancem no conhecimento das letras do alfabeto em um contexto de imaginação e criação. Isso exige que os professores reconheçam as crianças como sujeitos de múltiplas linguagens e competentes para protagonizarem suas experiências de aprendizagem. Como produto final dessa pesquisa foi realizada uma oficina de Arte-letramento com os professores de Educação Infantil do município, com o objetivo de instiga-los a refletir sobre a importância do trabalho com as múltiplas linguagens na infância e de problematizar suas práticas de letramento com as crianças.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2019


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=978
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Indexado em: maio 27, 2021
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
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