Título da Dissertação:

INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA BNCC ÀS DEMANDAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TIMBÓ GRANDE (SC)


Autores:

AUDETE ALVES DOS SANTOS CAETANO


Orientadores:

Adelcio Machado dos Santos


Palavras-Chave:

1. Educação Infantil. 2. Desenvolvimento integral. 3. Avaliação. I. Santos, Adelcio Machado dos. II TITULO.


Resumo:

Avaliação é um dos aspectos essenciais para o acompanhamento dos estudantes e para o delineamento do planejamento dos processos de ensino e de aprendizagem em todas as etapas da Educação Básica e do Ensino Superior. Especificamente na Educação Infantil, espera-se que a avaliação acompanhe o desenvolvimento integral das crianças e contribua no redirecionamento do planejamento dos docentes e na interação com as famílias e/ou responsáveis. Considerando a relevância do processo avaliativo, esta pesquisa teve por objetivo elaborar um instrumento de avaliação do desenvolvimento integral de crianças que frequentam a Educação Infantil, articulado aos direitos de aprendizagem e aos campos de experiência indicados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às demandas dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e Pré-Escolas vinculados à Rede Municipal de Ensino de Timbó Grande, Santa Catarina. A aproximação com a BNCC não significa a inexistência de críticas em relação à sua constituição e conteúdo. Como em outros documentos, a sua construção envolveu discussões e embates e é importante que se considere isso. Contudo, a relevância dos direitos de aprendizagem e dos campos de experiência ao desenvolvimento integral é indiscutível, por isso, constituem eixos fulcrais para o instrumento de avaliação propostos neste estudo, sem subestimar, contudo, a relevância da percepção de gestores e de docentes atuantes no lócus da pesquisa. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa descritiva apoiada pelas pesquisas documental e bibliográfica e pela abordagem qualitativa. Como técnica para a coleta de dados, utilizaram-se dois grupos de discussão formados por gestores e docentes vinculados à Rede Municipal de Ensino de Timbó Grande. Como documento de análise para construção do produto educacional proposto nesta pesquisa, tomou-se por referência o instrumento de avaliação elaborado e utilizado pela Rede Municipal de Ensino de São Ludgero. Como resultado, apresenta-se um instrumento de avaliação, composto por cinco dimensões que convergem com os cinco campos de experiência e questões que atendem às demandas locais. Em cada uma dessas dimensões, contemplam-se vários itens quantitativos que se diferenciam por faixa etária e um total de dez questões qualitativas comuns. Esse instrumento constitui o produto educacional proposto nesta pesquisa para atender, inicialmente, à Rede Municipal de Ensino de Timbó Grande. No entanto, vale destacar que pode estenderse a outros contextos desde que adaptado ao atendimento de demandas específicas. Palavras-chave: Educação Infantil. Desenvolvimento integral. Avaliação.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2020


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=932
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Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
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