ALINE LIMA DA ROCHA ALMEIDA
Marlene Zwierewicz
1.Escola do campo. 2.Formação docente. 3.Pertinência. 5.Transdisciplinaridade. 6. Ecoformação. I. Zwierewicz, Marlene. II. TITULO.
As escolas do campo apresentam características que lhes são peculiares e suscitam práticas pedagógicas articuladas ao perfil dos estudantes e à realidade das comunidades em que se inserem. São modos de ser, viver, conviver e produzir expressados à medida que se favorece a pertinência dos processos de ensino e de aprendizagem. Com base nessa premissa, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o potencial de um programa de formação, norteado pela perspectiva transdisciplinar e ecoformadora, para a transformação da prática pedagógica e o atendimento das necessidades formativas dos docentes da Escola Municipal de Educação Básica Rodolfo Nickel, situada na zona rural de Caçador, Santa Catarina, Brasil. A realização do estudo se caracteriza por uma pesquisa-ação, apoiada pelas pesquisas bibliográfica e documental e, prioritariamente, pela abordagem qualitativa. O estudo contou com a participação de oito docentes e 18 (dezoito) estudantes vinculados à referida escola, bem como uma gestora da Secretaria de Educação e 50 (cinquenta) estudantes visitantes. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários - um para avaliar o perfil dos docentes e suas necessidades formativas e outro para avaliar os resultados do programa de formação na percepção dos referidos profissionais -, um roteiro de entrevista aplicado aos estudantes da escola lócus da pesquisa, um formulário para análise de programas formativos precedentes e um formulário para sistematização das práticas desenvolvidas a partir da formação. Também foram sistematizados relatos dos docentes e da gestora, gravados durante os encontros formativos e avaliações de estudantes visitantes sobre os resultados da primeira Mostra do Conhecimento, aberta ao público e realizada na escola como última etapa do programa de formação-ação e encerramento do Projeto Criativo Ecoformador (PCE) desenvolvido com os estudantes. Os resultados indicam que a proposta formativa contribuiu para transformação da prática pedagógica dos docentes, destacando-se na articulação teórico-prática ao aproximar os conteúdos da realidade em que os estudantes estão inseridos, nas oportunidades para ampliação de diálogos fundamentados na teoria, ressignificando a visão sobre os processos de ensino e de aprendizagem, na ampliação da criatividade e do protagonismo dos estudantes e no trabalho colaborativo. Em relação às necessidades formativas dos docentes que indicavam temas de preferência, além de estratégias para ampliação da participação da comunidade, do interesse dos estudantes e do comprometimento com a aprendizagem, a formação acentuou a discussão do planejamento e da metodologia de ensino e estimulou a implicação dos pais e/ou responsáveis em várias ações desenvolvidas, o comprometimento dos estudantes, redimensionando o que antes era considerado indisciplina, o interesse pela apropriação dos conteúdos, especialmente por ter sido estimulada sua articulação com a realidade local, sem subestimar demandas globais. Considerando que se trata de uma pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional, conclui-se que a proposta formativa e o projeto desenvolvido pelos docentes constituem dois produtos educacionais que podem ser explorados em outros contextos, considerando, entretanto, algumas necessidades indicadas pelos docentes para a proposta formativa, como a inserção do programa no cronograma anual da escola e a ampliação de atividades práticas que sirvam de exemplo para o trabalho com os estudantes. Palavras-chave: Escola do campo, formação docente, pertinência, transdisciplinaridade, ecoformação.
Não Informado
2019
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