Título da Dissertação:

INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO-AÇÃO EM ESCOLAS CRIATIVAS NA TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO


Autores:

ALINE LIMA DA ROCHA ALMEIDA


Orientadores:

Marlene Zwierewicz


Palavras-Chave:

1.Escola do campo. 2.Formação docente. 3.Pertinência. 5.Transdisciplinaridade. 6. Ecoformação. I. Zwierewicz, Marlene. II. TITULO.


Resumo:

As escolas do campo apresentam características que lhes são peculiares e suscitam práticas pedagógicas articuladas ao perfil dos estudantes e à realidade das comunidades em que se inserem. São modos de ser, viver, conviver e produzir expressados à medida que se favorece a pertinência dos processos de ensino e de aprendizagem. Com base nessa premissa, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o potencial de um programa de formação, norteado pela perspectiva transdisciplinar e ecoformadora, para a transformação da prática pedagógica e o atendimento das necessidades formativas dos docentes da Escola Municipal de Educação Básica Rodolfo Nickel, situada na zona rural de Caçador, Santa Catarina, Brasil. A realização do estudo se caracteriza por uma pesquisa-ação, apoiada pelas pesquisas bibliográfica e documental e, prioritariamente, pela abordagem qualitativa. O estudo contou com a participação de oito docentes e 18 (dezoito) estudantes vinculados à referida escola, bem como uma gestora da Secretaria de Educação e 50 (cinquenta) estudantes visitantes. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários - um para avaliar o perfil dos docentes e suas necessidades formativas e outro para avaliar os resultados do programa de formação na percepção dos referidos profissionais -, um roteiro de entrevista aplicado aos estudantes da escola lócus da pesquisa, um formulário para análise de programas formativos precedentes e um formulário para sistematização das práticas desenvolvidas a partir da formação. Também foram sistematizados relatos dos docentes e da gestora, gravados durante os encontros formativos e avaliações de estudantes visitantes sobre os resultados da primeira Mostra do Conhecimento, aberta ao público e realizada na escola como última etapa do programa de formação-ação e encerramento do Projeto Criativo Ecoformador (PCE) desenvolvido com os estudantes. Os resultados indicam que a proposta formativa contribuiu para transformação da prática pedagógica dos docentes, destacando-se na articulação teórico-prática ao aproximar os conteúdos da realidade em que os estudantes estão inseridos, nas oportunidades para ampliação de diálogos fundamentados na teoria, ressignificando a visão sobre os processos de ensino e de aprendizagem, na ampliação da criatividade e do protagonismo dos estudantes e no trabalho colaborativo. Em relação às necessidades formativas dos docentes que indicavam temas de preferência, além de estratégias para ampliação da participação da comunidade, do interesse dos estudantes e do comprometimento com a aprendizagem, a formação acentuou a discussão do planejamento e da metodologia de ensino e estimulou a implicação dos pais e/ou responsáveis em várias ações desenvolvidas, o comprometimento dos estudantes, redimensionando o que antes era considerado indisciplina, o interesse pela apropriação dos conteúdos, especialmente por ter sido estimulada sua articulação com a realidade local, sem subestimar demandas globais. Considerando que se trata de uma pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional, conclui-se que a proposta formativa e o projeto desenvolvido pelos docentes constituem dois produtos educacionais que podem ser explorados em outros contextos, considerando, entretanto, algumas necessidades indicadas pelos docentes para a proposta formativa, como a inserção do programa no cronograma anual da escola e a ampliação de atividades práticas que sirvam de exemplo para o trabalho com os estudantes. Palavras-chave: Escola do campo, formação docente, pertinência, transdisciplinaridade, ecoformação.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2019


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=886
PDF:
Download

Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação