Título da Dissertação:

INDICADORES DE PRÁTICAS TRANSDISCIPLINARES DE LEITURA, PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL DETECTADOS NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO-AÇÃO EM ESCOLAS CRIATIVAS


Autores:

HELENA CASTILHO ZIELINSKI


Orientadores:

Dra. Marlene Zwierewicz – PPGEB/UNIARP (Presidente da Banca/ Orientadora)


Palavras-Chave:

Leitura. Produção textual. Interpretação textual. Transdisciplinaridade


Resumo:

Considerando a necessidade de a escola comprometer-se com processos de ensino e de aprendizagem contextualizados, este estudo teve como objetivo analisar as contribuições do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas para ressignificação das práticas pedagógicas de docentes de uma escola vinculada à Rede Municipal de Timbó Grande, em Santa Catarina, sistematizando os indicadores de práticas transdisciplinares de leitura, produção e interpretação textual observados no seu desenvolvimento. Metodologicamente, o estudo se caracterizou por uma pesquisa-ação, apoiada pela pesquisa documental e, prioritariamente, pela abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a 12 docentes e uma entrevista aplicada a 12 estudantes. Especificamente em relação ao programa formativo, o fato de estimular que os docentes se mobilizassem na elaboração e implantação de um Projeto Criativo Ecoformador – PCE, o qual recebeu o título ‘Roda de chimarrão - do cultivo à tradição das famílias de Timbó Grande’, resultou em possibilidades para que valorizassem o diálogo sobre a realidade local e a explorassem na apropriação dos conceitos/conteúdos curriculares. Ao desenvolver práticas de leitura, produção e interpretação textual, essa condição facilitou aos docentes ampliar a relação entre texto e contexto. Em relação à percepção dos estudantes, as possibilidades transdisciplinares se caracterizaram quando mencionaram que passaram a ter acesso a conhecimentos não previstos no currículo do Ensino Fundamental, como algumas técnicas utilizadas pelos ervateiros no cultivo e na poda da erva-mate e ao cálculo de valores obtidos na venda da ervamate pelos produtores e o cobrado pelo comércio após o processo de industrialização. As percepções dos docentes e dos estudantes possibilitaram que se identificassem dez indicadores de práticas transdisciplinares de escrita, produção e interpretação textual: vinculação das temáticas textuais à realidade local/global; suportes que articulem texto e contexto; utilização de cenários alternativos de aprendizagem; ampliação do conhecimento sobre a realidade próxima; articulação teórico-prática; valorização de conteúdos vivos; comprometimento com a transformação; estímulo à escuta e à observação; alternância nas interações; estímulo ao protagonismo. Além da proposta formativa, os indicadores constituem o produto educacional delimitado por meio desta pesquisa, atendendo as premissas do Mestrado Profissional de oferecer à Educação Básica possibilidades para sua transformação. Palavras-chave: Leitura. Produção textual. Interpretação textual. Transdisciplinaridade.


Abstract:

Considering the need for the school to commit to contextualized teaching and learning processes, this study aimed to analyze the contributions of the Training Action Program in Creative Schools, to redefine the pedagogical practices of teachers in a school attached to the Municipal Education Network of the city of Timbó Grande, in Santa Catarina, Southern Brazil, systematizing the indicators of transdisciplinary practices of reading, text production and interpretation observed throughout its development. Methodologically, the study was characterized by an action research, supported by documentary research, prioritizing a qualitative approach. Data collection was carried out through questionnaires and interviews, applied to 12 teachers and 12 students respectively. Specifically in relation to the training program, the fact that it encouraged teachers to elaborate and implement an Eco-Trainer Creative Project (Projeto Criativo Ecoformador – PCE), which received the name ‘Roda de chimarrão - do cultivo à tradição das famílias de Timbó Grande’ [Chimarrão Round - From Cultivation to the Tradition of Timbó Grande Families], led them to value the dialogue about the local reality and to explore it in the appropriation of the curriculum concepts/contents. By developing practices of reading, text production and interpretation, teachers were enabled to broaden the relationship between text and context. In relation to the students' perception, transdisciplinary possibilities were characterized when they mentioned that they began to gain access to knowledge that was included in the Elementary School curriculum, such as some techniques used by herbalists in the cultivation and pruning of yerba mate, calculation of income obtained by the producers from selling yerba mate, and the market price after the industrialization process. The perceptions of teachers and students enabled the identification of ten indicators of transdisciplinary practices of writing, textual production and interpretation: relation of textual thematics to local/global reality; material that connects text and context; use of alternative learning scenarios; expansion of knowledge about the nearest reality; theoretical and practical articulation; appreciation of living content; commitment to transformation; stimulating listening and observation; alternation in interactions; encouraging protagonism. In addition to the training proposal, the indicators represent the educational product delimited through this research, meeting the requirements of the Professional Master's Degree: To offer possibilities for the transformation of Basic Education. Keywords: Reading. Text production. Text Interpretation. Transdisciplinarity


Ano:

2019


Páginas:

68


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2788
PDF:
Download

Indexado em: agosto 22, 2022
Cursos Associados:
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação