Título da Dissertação:

IMPLICAÇÕES DOS PROJETOS CRIATIVOS ECOFORMADORES (PCE) NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Autores:

ELIANE SCHEFFMACHER FELIPUS


Orientadores:

Profa. Dra. Dra. Marlene Zwierewicz – PPGEB – UNIARP (Presidente da Banca/ Orientadora)


Palavras-Chave:

Educação Infantil. Projetos Criativos Ecoformadores. Desenvolvimento integral. Campos de experiência.


Resumo:

A metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores - PCE tem, entre seus princípios norteadores, a transdisciplinaridade e a ecoformação. Sua estrutura possibilita o uso nas diferentes etapas educacionais em função de valorizar a aproximação do currículo com a realidade dos estudantes e a articulação teóricoprática. Objetivou-se, com esta pesquisa, avaliar as contribuições da referida metodologia para o desenvolvimento integral de crianças que frequentavam a Educação Infantil em uma instituição vinculada à Rede Municipal de Lebon Régis, em Santa Catarina, a partir de uma análise pautada nos campos de experiência definidos na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Metodologicamente, o estudo atende às características da pesquisa-ação, apoiada pela pesquisa documental e, prioritariamente, pela abordagem qualitativa, sendo que, na coleta de dados, utilizaram-se, como instrumentos, um roteiro de análise documental, um roteiro de observação do envolvimento das crianças nas atividades vinculadas ao PCE e um questionário aplicado aos pais e/ou responsáveis para que expressassem suas percepções a respeito do desenvolvimento das crianças durante a intervenção. Entre os resultados, destaca-se que, em quatro projetos analisados em outros contextos, observou-se, entre outras condições, o estímulo à aproximação com a realidade das crianças implicadas, bem como a ênfase na interação, na transdisciplinaridade, na ecoformação e no desenvolvimento integral. Em relação ao PCE desenvolvido especificamente nesta pesquisa, destaca-se o seu estímulo ao desenvolvimento integral, confirmado na implicação das crianças nas atividades e no parecer dos pais, relatando terem observado várias condições que o caracterizam em razão da implicação das crianças nas atividades. Dessa forma, atende-se às prerrogativas do Mestrado Profissional da UNIARP no sentido de apresentar um produto educacional compatível com as demandas da Educação Básica, nesse caso, o PCE com estratégias que favoreçam o desenvolvimento integral, implicando os campos de experiência da BNCC. Palavras-chave: Educação Infantil. Projetos Criativos Ecoformadores. Desenvolvimento integral. Campos de experiência.


Abstract:

The methodology of the Eco-Trainer Creative Projects (ECP) has among its guiding principles transdisciplinarity and eco-training, and their structure allows using them in different educational stages to assess the proximity of the curriculum with the reality of students and the theoretical-practical articulation. The objective of this research was to evaluate the contributions of this methodology to the integral development of children who attend to Early Childhood Education in an institution linked to the Lebon Régis Municipal Network, in Santa Catarina, Southern Brazil, from an analysis based on the fields of experience defined in the Common National Curriculum Base (CNCB) in Brazil. Methodologically, the study meets the characteristics of research-action, supported by documentary research and, primarily, by the qualitative approach. As instruments in data collection were used a script for documentary analysis, a script for observing the involvement of children in activities linked to the ECP and a questionnaire for interviewing parents and/or guardians to express their perceptions about the development of children during the intervention. Among the results, it is noteworthy that in four projects analyzed in other contexts it was observed, among other conditions, the stimulus to approach the reality of the children involved, as well as the emphasis on interaction, transdisciplinarity, eco-training and integral development. Regarding the ECP developed specifically in this research, it stands out the prioritization of integral development, which it was confirmed in the involvement of children in activities and in the opinion of parents reporting having observed several conditions that distinguish them from the involvement of children in activities. In this way, the prerogatives of the Professional Master of UNIARP are met to present an educational product compatible with the demands of Basic Education, in this case, the ECP with strategies that encourage the integral development, involving the fields of experience of the CNCB. Keywords: Early Childhood Education. Eco-Trainer Creative Projects. Integral Development. Fields of Experience.


Ano:

2019


Páginas:

84


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Indexado em: agosto 22, 2022
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