Título da Dissertação:

IMPLANTAÇÃO DE UMA COZINHA DE LAMA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCANDO COM ELEMENTOS DA NATUREZA


Autores:

ANA PAULA DE LIMA PIRES


Orientadores:

Profª. Drª. Circe Mara Marques


Palavras-Chave:

1.brincar, 2.natureza, 3. criança, 4. educação infantil


Resumo:

Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tratou da relação das crianças com os elementos da natureza. A questão principal consistiu em saber de que modo as crianças da educação infantil brincam e interagem com os elementos da natureza. O estudo teve como objetivo implementar um espaço de brincadeira com elementos da natureza no pátio de uma escola pública de educação infantil, localizada em Caçador-SC. Metodologicamente, a investigação consistiu em uma pesquisa-ação, com a participação de um grupo de 15 crianças de 4 e 5 anos e suas famílias. Ao longo da pesquisa as crianças foram sujeitos no planejamento, na captação de recursos, na construção e na organização da cozinha de lama. A implantação do espaço também contou com apoio da equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME), famílias das crianças e de alguns empresários locais. A partir das vivências na cozinha de lama, as crianças mostraram-se curiosas com relação aos processos de mistura e com os resultados das combinações que produzem, ao misturarem terra, água, pedras, sementes, cascalhos. Inicialmente, verbalizavam e demonstravam certo receio em sujar as mãos, as roupas e, também, mencionavam possíveis punições advindas por parte da família e dos professores. Ao construírem o espaço da cozinha de lama em parceria com as famílias e professores elas se sentiram ‘autorizadas’ a realizar suas experiências, livres do receio de sofrer punições devido às ‘sujeiras’ produzidas. Muito além da experiência sensorial (cheiro, textura, calor, som...) que o contato direto com os elementos da natureza oferece. A cozinha de lama também, envolveu, colaborativamente, as crianças em jogos de invenção e de imaginação. Ao brincarem de casinha e/ou de restaurantes, prepararam e serviram docinhos e bolos de chocolate (feitos de lama). Elas, também se apropriavam do processo de transformação e dos efeitos resultantes das misturas que faziam, quando adicionavam diferentes quantidades de líquidos na areia, na terra, nas sementes, no cascalho, etc. Ao produzirem as ‘melecas’, elas também produziam muita imaginação, conhecimento e, especialmente, amor pelos elementos na natureza. O resultado mostrou que a relação de amor e respeito da criança com a natureza é atravessada tanto pelas experiências lúdicas delas com a terra e a água, como pela cumplicidade dos adultos, pais e professores, como mediadores positivos dessa relação. O produto resultante do estudo consistiu na implantação de uma cozinha de lama na EMEB Pierina Santin Perret, em CaçadorSC. Palavras-chave: brincar; natureza; criança; educação infantil


Abstract:

This research, with a qualitative approach, is about the relationship between children and the elements of nature. The main question was how preschool children play and interact with nature elements. The study aimed to implement a space to play with the elements of nature in the playground of a public elementary school located in Caçador-SC. Methodologically the research consisted of an action research with the participation of a group with 15 children , by the age of 4 and 5 and their families. These children actively participated on the planning, fundraising, construction and organization of the mud kitchen. The implementation of the space also had the support of the staff from the Municipal Secretariat of Education, from the children’s families and some local businessmen. The results showed that children are curious about the mixing process and the results of the combinations they produce by mixing earth, water, stones, seeds and gravel. Initially they verbalized and showed some fear of getting their hands and clothes dirty, and also mentioned possible punishments from their family and teachers. After building the mud kitchen space with their families and teachers, they felt 'authorized' to carry out their experiments, free from the fear of being punished for the 'dirt' produced. Besides the sensory experience (smell, texture, heat, sound ...) this direct contact with the elements of nature offered mud cooking and involved children in games of invention and imagination. Playing house and / or restaurants, they prepared and served candies and cakes (made of mud). They also learned the transformation process and the effects of the mixtures they made when they added different amounts of liquids to sand, earth, seeds, gravel, etc. Producing the 'bogie”, they also developed a lot of imagination, knowledge, and especially love for the elements of the nature. The results showed that the relationship of love and respect between the children and the nature is built by her playful experiences with ground and water, and by the complicity of adults, parents and teachers, as positive mediators of this relationship. The resulting product of the study consisted of the implementation of a mud kitchen at EMEB Pierina Santin Perret, in Caçador-SC. Keywords: play; nature; child, preschool education


Ano:

2019


Páginas:

66


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2769
PDF:
Download

Indexado em: agosto 9, 2022
Cursos Associados:
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação