MARISSOL APARECIDA ZAMBONI
Joel Haroldo Baade
1. Sustentabilidade social. 2. Ensino Superior. 3.Histórias de vida. 4. Projetos futuros. 5. Egressos Bolsistas I. Baade, Joel Haroldo. II. Titulo
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a relevância social do auxílio financeiro das bolsas de assistência, distribuídas como filantropia, na perspectiva da sustentabilidade Social, a partir dos relatos de histórias de vida e de projetos de futuro de beneficiários da UNIARP entre 2010 e 2019. Para a realização dessa meta geral, há os seguintes objetivos específicos: A) pesquisar a importância do Estado na implementação de políticas de desenvolvimento socioeconômico, por meio da relação do Estado sociedade civil; B) verificar a relevância social da distribuição de bolsas de filantropia; C) identificar os estudantes beneficiados pelas bolsas de filantropia; D) relacionar a concessão de bolsas de filantropia ao conceito de sustentabilidade social; E) compreender a relevância das bolsas de filantropia nas histórias de vida e projetos de futuro de estudantes beneficiários. Este trabalho desenvolve-se em três capítulos. No primeiro, disserta-se sobre os referenciais teóricos que sustentam a pesquisa, sendo apresentados os conceitos e os elementos fundamentais para a compreensão da realidade social em que o problema de pesquisa se insere, sendo explicitadas as categorias de análise. Destaca-se, no capítulo primeiro, o desenvolvimento a partir de metodologia exploratória, utilizando-se de material bibliográfico para formar a base conceitual sobre Desenvolvimento Sustentável e suas dimensões, as políticas públicas sociais, as universidades comunitárias e o papel social, além de uma pequena explanação sobre a instituição, delimitando a composição dos acadêmicos bolsistas para a amostragem. Nesse mesmo capítulo, apresentam-se as referências teóricas sobre história de vida e projetos futuros, dando embasamento para a pesquisa, alinhando-se aos temas: família, formação e profissão. No segundo capítulo, apresenta-se, de forma pormenorizada, a metodologia de pesquisa, detalhando instrumentos e procedimentos de coleta e de análise de dados. Sinteticamente, a pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, com objetivo descritivo, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. A amostra foi constituída de dez egressos que receberam bolsas de filantropia entre os anos de 2010 e 2019. Por fim, no terceiro capítulo, apresentam-se os resultados e as análises a partir dos relatos de histórias de vida e projetos de futuro desses estudantes beneficiados com bolsa de filantropia concedida pela UNIARP. Os entrevistados foram seleciona dos por meio de sorteio, concedendo as entrevistas que permitiram a coleta de informações para a pesquisa. A análise se deu a partir das categorias de sustentação identificadas nos relatos dos entrevistados: família e vulnerabilidade financeira; escolha do curso superior; resiliência; esforço pessoal e motivação; experiências de trabalho antes e após conclusão dos cursos; registro de dificuldades e significado das bolsas para a vida dos egressos; perspectivas e projetos futuros. Dentre as categorias elencadas, a família é a principal estrutura de apoio, sendo ela tradicional ou não. Todos os egressos tiveram suas origens em famílias simples de pais camponeses ou operários, que tiveram pouco acesso aos estudos, estando marcadas pela vulnerabilidade financeira. A família demonstrou ser a maior incentivadora para a decisão pela continuação dos estudos. A escolha sensata do curso almejado levou esses sujeitos ao alcance do diploma superior. A formação educacional sempre esteve entre as preocupações e as aspirações das pessoas pesquisadas como forma de garantir estabilidade. Algumas características individuais apresentadas pelos sujeitos retratam traços de personalidade que determinaram o enfrentamento do percurso frente às dificuldades apresentadas. O trabalho aparece com diferentes sentidos oscilando entre a aspiração e a insegurança, representando, também, anseios de reconhecimento profissional, estabilidade financeira, realização e satisfação. O significado da conquista do diploma superior possibilitado pelo recebimento do auxílio financeiro da instituição demonstrou claramente que a ajuda recebida determinou a conclusão do curso, proporcionando aos egressos e a suas famílias melhores condições de vida, crescimento profissional e pessoal, motivados na busca por vencer novos desafios. O estudo retratou, ainda, a importância da educação, reforçando o papel das universidades no desenvolvimento sustentável humano e social. Palavras-chave: Sustentabilidade Social. Ensino Superior. Histórias de vida. Projetos futuros. Egressos Bolsistas.
Não Informado
2020
Não Informado