Título da Dissertação:

GESTÃO ESCOLAR: ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL


Autores:

MIRIAN DE MIRANDA GIRARDI


Orientadores:

Dr. Joel Haroldo Baade- UNIARP (Presidente da Banca/ Orientador)


Palavras-Chave:

Projeto Político Pedagógico. Educação Infantil. Planejamento participativo. Gestão democrática.


Resumo:

O Projeto Político Pedagógico é o documento norteador da ação educativa de uma unidade escolar, no contexto da Educação Infantil, área de pesquisa que conquistou espaço nos últimos anos pela sua importância no desenvolvimento humano e pela ampliação de sua oferta. A construção de um roteiro para a elaboração e a implementação de PPP em instituições de educação infantil pretende oferecer suporte para que cada Centro de Educação Infantil (CEI), dentro de sua realidade, de forma democrática e participativa, construa seu PPP, objetivando maior autonomia no espaço educativo, bem como a qualidade no atendimento de cuidar e de educar as crianças, garantindo-lhes seu desenvolvimento integral. Esta pesquisa questiona: quais elementos podem constituir marcos na trajetória para a (re)elaboração de projetos político pedagógicos em centros de educação infantil a partir da experiência da rede municipal de ensino de Massaranduba-SC, em uma perspectiva democrática e participativa, e comporem um roteiro norteador deste processo? O objetivo principal desta dissertação foi sistematizar um roteiro com marcos orientadores para a trajetória de (re)elaboração de projetos político pedagógicos em CEIS a partir da experiência da rede municipal de ensino de Massaranduba-SC em uma perspectiva democrática e participativa. Para atender a este estudo, estabeleceram-se três objetivos específicos: analisar os aspectos históricos e os marcos legais relacionados à construção do PPP; descrever o contexto educacional dos centros de educação infantil pertencentes à rede municipal de ensino de Massaranduba, SC e o processo de (re)elaboração de seus projetos político pedagógicos e, finalmente, estruturar um roteiro que sirva de base para a (re)elaboração de PPPs em CEIS pautado na experiência das instituições públicas de Educação Infantil do município de Massaranduba, SC. O presente documento constituiu-se de estudo de caso apoiado na pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica e documental. A pesquisa abordou, no total, 40 pessoas informalmente por meio de observação e de conversas e formalmente sete pessoas, sendo seis diretoras de CEI e uma orientadora pedagógica da SME. A coleta de dados se deu por meio de análise documental dos PPPs existentes nas unidades de CEIS de Massaranduba-SC, observação dos professores, orientadores e diretoras durante as reuniões de orientações pedagógicas; entrevista aplicada às diretoras com o objetivo de conhecer a percepção das mesmas em relação de como se deu o processo de elaboração e de implementação dos PPPs em sua unidade. A partir da coleta de dados, fez-se uma análise documental dos PPPs dos CEIs de Massaranduba – SC, estabelecendo um comparativo dos sumários, destacando semelhanças e diferenças. Os registros em diário de campo a respeito da observação dos Diretores, Orientadores e professores durante as reuniões de orientação pedagógica procurou identificar a forma como cada instituição vem desenvolvendo seu trabalho com base naquilo que se planejou, quem participou da elaboração e da implementação do PPP de sua unidade, bem como quem coordenou todo o processo. As entrevistas possibilitaram a identificação da percepção dos Diretores sobre como se deu o processo de elaboração e de implementação do PPP em sua unidade, quais dificuldades encontraram durante o processo e quais benefícios houve com a implementação. O produto educacional desta dissertação não é um PPP, mas sim um roteiro que serve de base para elaboração deste documento. Conclui-se que o processo de elaboração do PPP, pautado no planejamento participativo e na gestão democrática, mostra-se possível de ser realizado e traz resultados satisfatórios quando da sua aplicabilidade. Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico. Educação Infantil. Planejamento participativo. Gestão democrática


Abstract:

The Pedagogical Political Project is the guiding document for the educational action of a school unit, in the context of Early Childhood Education, a research area that has gained space in recent years due to its importance in human development and the expansion of its offer. The construction of a roadmap for the elaboration and implementation of PPP in early childhood education institutions, intends to offer support for each Early Childhood Education Center (CEI) within its reality, in a democratic and participatory way to build its PPP aiming at greater autonomy in the educational space, as well as the quality of care to care for and educate children, ensuring their integral development. This research asks: What elements may constitute milestones in the trajectory for the (re) elaboration of political pedagogical projects in early childhood education centers, from the experience of the municipal teaching network of Massaranduba-SC, in a democratic and participative perspective, and compose a guide for this process? The main objective of this dissertation was to systematize a script with guiding milestones for the trajectory of (re) elaboration of political pedagogical projects in CEIS, based on the experience of the municipal teaching network of Massaranduba-SC, in a democratic and participative perspective. To meet this study, three specific objectives were established: Analyze the historical aspects and legal frameworks related to the construction of the PPP; describe the educational context of early childhood education centers belonging to the municipal teaching network of Massaranduba, SC, and the process of (re) elaborating their pedagogical political projects and structuring a script that serves as a basis for the (re) elaboration of PPPs CEIS based on the experience of public institutions of Early Childhood Education in the municipality of Massaranduba, SC. This study consisted of a case study, supported by qualitative research with a bibliographic and documentary approach. The research approached a total of 40 people informally, through observation and conversations and formally 7 people, 6 of which were CEI directors and 1 SME pedagogical advisor. Data collection was carried out by means of documentary analysis of the existing PPPs in CEIS units in Massaranduba-SC, observation of teachers, advisors and principals during pedagogical guidance meetings; interview applied to the directors with the objective of knowing their perception in relation to how the process of elaboration and implementation of PPPs in their unit took place. From the data collection, a documentary analysis of the PPPs of the CEIs of Massaranduba - SC was made, comparing the summaries, highlighting similarities and differences. The records in the field diary of the observation of the Directors, Advisors and teachers during the pedagogical orientation meetings sought to identify the way in which each institution has been developing its work based on what was planned, who participated in the elaboration and implementation of the PPP of its unit, as well as who coordinated the whole process. The interviews made it possible to identify the Directors' perception of how the PPP elaboration and implementation process took place in their unit, what difficulties they encountered during the process and what benefits they gained from the implementation. The educational product of this dissertation is not a PPP, but a script that serves as a basis for the preparation of this document. It is concluded that the PPP elaboration process based on participatory planning and democratic management is possible to be carried out and brings satisfactory results when its applicability. 8 Keywords: Political Pedagogical Project. Child education. Participatory planning. Democratic management.


Ano:

2019


Páginas:

88


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Indexado em: agosto 22, 2022
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