Título da Dissertação:

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA: um estudo na Regional de Videira


Autores:

Arã Paraguassu Ribeiro


Orientadores:

Ludimar Pegoraro


Palavras-Chave:

Não Informado


Resumo:

O desenvolvimento de uma nação e até mesmo o desenvolvimento regional começa pelas melhorias na educação, tanto no espaço físico das nossas escolas, materiais didáticos, merenda escolar, como em uma sólida formação inicial e continuada. Com base nessa reflexão este estudo tem como tema principal a formação de professores de química, tendo como objetivo principal verificar como a formação inicial e continuada pode contribuir para qualificar a prática pedagógica dos professores de química do Ensino Médio da Regional de Videira, destacando a importância e o papel dos referidos profissionais como transformadores críticos da realidade educacional, os desafios docentes na atualidade e currículo, especialmente a relação teoria/prática proporcionada na disciplina de Química do Ensino Médio da Regional de Videira – SC a partir de contribuições de autores como Tardif e Pimenta. A metodologia da dissertação é constituída da pesquisa de natureza básica, utilizando o método da pesquisa-ação. Conclui-se que o investimento em formação de professores, especialmente da área de química, alcança uma mudança concreta em aplicação de conceitos aliados à prática, especialmente quando desfrutam de novos processos metodológicos, cuja condição é favorecida na formação continuada que propicia espaços para aliar teoria e prática, ofertando condições objetivas de que estes profissionais possam trabalhar com segurança e eficiência dentro da realidade escolar.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2017


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=838
PDF:
Download

Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação