KELI CRISTINA MEZAROBA DAL PIZZOL
Joel Haroldo Baade
1. Educação Infantil. 2.Ecoformação. 3.Projetos criativos ecoformadores. 4. BNCC. 5. Campos de Experiência. 6. Formação continuada. I. Baade, Joel Haroldo. II TITULO.
A Educação Infantil (EI) é um campo de pesquisa em expansão pelo reconhecimento da importância dessa etapa do desenvolvimento humano e pela ampliação de atendimento nesta fase educativa. Esta pesquisa questiona: quais aspectos são relevantes para a estruturação de um programa Formação-Ação com docentes da Educação Infantil, pautado na perspectiva da ecoformação e transdisciplinaridade e articulado aos campos de experiência previstos na Base Nacional Comum Curricular – BNCC? A presente dissertação teve como objetivo principal estruturar um programa de Formação-Ação a ser utilizado com docentes da Educação Infantil, pautado na perspectiva da ecoformação e transdisciplinaridade e articulado aos campos de experiência previstos BNCC. Para atender a este estudo, estabeleceram-se três objetivos específicos: analisar programas de Formação-Ação existentes na literatura pautados na ecoformação e na transdisciplinaridade; descrever práticas educativas da Educação Infantil, pautadas na ecoformação e transdisciplinaridade no município de Massaranduba SC; e elaborar um programa de formação continuada, pautado na transdisciplinaridade e na ecoformação e adequado às indicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser desenvolvido com docentes da Educação Infantil. Historicamente e conceitualmente, ocorreram grandes mudanças em torno do conceito de infância. No entanto, há necessidade de ressignificar as ações pedagógicas e concepções que permeiam a organização das unidades de Educação Infantil. Nesse sentido, os processos formativos revelam-se importantes parceiros. Considera-se importante, nesta trajetória, conhecer um pouco as políticas educacionais que regulamentam e amparam a Educação infantil, neste caso dá-se ênfase à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa pesquisa está alicerçada nos conceitos de escolas criativas e tem influência do paradigma ecossistêmico, partindo do paradigma da complexidade e da transdisciplinaridade. Notórios tem sido, nessa perspectiva, a metodologia dos projetos criativos ecoformadores, sendo as ações na cidade de Massaranduba, Santa Catarina, um trabalho de destaque. Nessa perspectiva, a formação permanente dos docentes desse nível de ensino é uma questão irrevogável. A pesquisa caracterizou-se por um estudo de caso, apoiado pela pesquisa bibliográfica e documental, e subsidiada pela abordagem qualitativa. A população constitui-se de professores, orientadores pedagógicos e gestores de seis centros de Educação Infantil do município de Massaranduba, totalizando uma população de 40 pessoas observadas. Abordadas pessoalmente para entrevista foram sete pessoas, sendo seis professores e a orientadora pedagógica geral da secretaria de educação daquele município. A seleção dos docentes se deu de forma por ocasião de um encontro pedagógico. A coleta de dados apropriou-se de entrevisas com professores, visita em instituições de Educação Infantil, registro em diário de campo e participação em reunião de professores. A coleta de dados aconteceu nos meses de outubro e novembro de 2019 no município de Massaranduba-SC. A pesquisa também se efetivou através de revisão em literatura, na qual se apresentam programas de Formação com docentes à luz dos conceitos das Escolas Criativas, organizando o Programa de Formação-Ação baseado em práticas, cujos resultados apresentam-se de forma positiva. Os resultados apontaram ser possível transformar a Educação Infantil através de processos formativos com os docentes, oferecendo às crianças um ambiente acolhedor, estimulador da criatividade e rico de possibilidades para o seu desenvolvimento integral. Conclui-se que o processo de formação docente deve reconhecer o professor como um ser integral, com conhecimentos, vivências, sentimentos que precisam ser valorizados e os programas de formação oferecidos 6 aos docentes precisam respeitar e valorizar a identidade pessoal, impulsionado-o a uma ação pedagógica transformadora. Palavras-chave: Educação Infantil. Ecoformação. Projetos Criativos Ecoformadores. BNCC. Campos de Experiência. Formação continuada.
Não Informado
2020
Não Informado