DAIRANE DE ALMEIDA
Joel Haroldo Baade
1.BNCC. 2. Arte. 2. Habilidades. 3. Estratégias
O presente trabalho aborda oito práticas educativas com estratégias para a promoção de habilidades previstas para estudantes dos anos finais do ensino fundamental, 6º ao 9º ano, inseridas no contexto da educação brasileira, aplicadas em diferentes instituições educativas do País para o componente curricular Arte compatíveis com a Unidade Temática Artes Visuais, seus objetos de conhecimento e habilidades presente no novo documento norteador das escolas brasileira, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica com abordagem qualitativa, na qual o primeiro capítulo traz levantamentos encontrados sobre o percurso do Ensino da Arte no Brasil, para melhor entendimento da sua configuração atual, e sua relevância para a Educação na Contemporaneidade; no seu segundo capítulo traz-se levantamento em sites, artigos e documentários em que se relata sobre o desenvolvimento de habilidades em estudantes de várias partes do Brasil, mostrando a importância da arte e seu potencial transformador na vida do sujeito, respondendo o problema desta pesquisa: Quais estratégias apresentadas em estudos precedentes comprometem-se com a promoção das habilidades na área de arte previstas pela Base Nacional Curricular Comum – BNCC para estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais do 6º ao 9º ano? O presente trabalho confirma o que vem sendo defendido por arte-educadores e pesquisadores sobre o ensino da arte, afirmando as contribuições dele para a formação integral dos estudantes em todas as suas dimensões e possibilitou perceber o comprometimento de muitos arte-educadores brasileiros com o ensino de arte em suas práticas educativas, mostrando que se está avançando e no caminho certo de uma educação em arte transformadora. Nesse momento de incertezas com a implementação da BNCC, esse trabalho mostrou o potencial da arte através das estratégias educativas apresentadas, servindo de sugestão nas práticas educativas de muitos educadores, percebendo sua importância para o desenvolvimento e aprendizagem de todos os estudantes do ensino fundamental anos finais.
Não Informado
2019
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