Título da Dissertação:

“ESTRATÉGIAS PARA ORGANIZAÇÃO DE TEMPOS E ESPAÇOS QUE PROMOVAM EXPERIÊNCIAS CRIATIVAS PARA CRIANÇAS DE 0-3 ANOS”.


Autores:

Maria Terezinha Milan Da Silva


Orientadores:

Profa. Dra. Vera Lúcia Simão (Orientadora) – PPGEB/UNIARP


Palavras-Chave:

PCE. 2. Espaços. 3. Educação Infantil. 4. Criatividade I. Simão, Vera Lúcia. II. TITULO.


Resumo:

A presente pesquisa apresenta um estudo sobre a organização dos espaços de educação infantil como potencializador de experiências criativas. Para que a ação educativa seja centrada na criança, é fundamental o docente estar atento às necessidades e às curiosidades dela, para então, organizar os espaços e os materiais, tornando o ambiente acolhedor e desafiador. Nessa direção, mobilizou-se a investigação com base na pergunta: de que modo os espaços na Educação Infantil de um CMEI de um município do meio-oeste catarinense podem ser potencializadores de experiências criativas? A partir disso, o objetivo geral da pesquisa consistiu em apresentar, como produto educacional, estratégias para a organização dos espaços de educação infantil como potencializadores da criatividade. Na investigação, realizou-se uma pesquisa em relação à natureza do tipo qualitativa e quanto ao procedimento bibliográfica e estudo de caso. Para tanto, coletaram-se, em pesquisas científicas e nos documentos oficiais da educação brasileira, exemplos de organização de espaços que potencializam a criatividade. Para seleção da organização dos espaços, utilizaram-se, como critérios, os conceitos didáticos do PCE (2009). Como categoria de análise, consideraram-se os conceitos, autonomia e criatividade, sentipensar e vivenciar e estratégias múltiplas e diversificadas (TORRE e ZWIEREWICZ, 2009). Quando interpretado sobre as contribuições da organização dos espaços como potencializadores de experiências criativas, nota-se a existência de ações pedagógicas voltadas a esse fim, com investimento em materiais, jogos, além da exploração de espaços diferenciados para a criança brincar e desbravar. Dessa forma, ao organizar os espaços, é possível proporcionar o desenvolvimento de experiências criativas. Palavras-Chave: PCE. Espaços. Educação Infantil. Criatividade.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2020


Páginas:

72


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2324
PDF:
Download

Indexado em: agosto 27, 2021
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação