Título da Dissertação:

ESTRATÉGIAS ECOFORMADORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM ABORDAGEM NA PERSPECTIVA DE REGGIO EMILIA


Autores:

NAIR FRAGATA DE LIMA


Orientadores:

Profª Drª Caroline Elizabel Blaszko


Palavras-Chave:

Educação, Reggio Emília, Educação Infantil, Espaços ecoformadores.


Resumo:

A presente dissertação aborda a importância de estratégias ecoformadoras na educação infantil com abordagem na perspectiva de Reggio Emília. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a abordagem exploratória. A problemática da pesquisa consiste em quais as possíveis estratégias ecoformadoras que podem ser propostas e desenvolvidas na Educação Infantil, visando ao protagonismo da criança? Objetiva-se apresentar propostas de estratégias ecoformadoras baseadas na perspectiva de Reggio Emília, visando ao desenvolvimento e o protagonismo da criança. Conclui-se que na educação infantil é possível desenvolver práticas educativas com abordagem na perspectiva de Reggio Emília, a qual possibilita que a criança possa criar e ser o protagonista do seu próprio espaço e aprendizagem. Destaca-se que essa perspectiva possibilita que ambientes educativos sejam construídos em parceria, favorecendo o desenvolvimento integral da criança, por envolver as dimensões intelectual, afetiva, física e social. Palavras-chave: Educação. Reggio Emília. Educação Infantil. Espaços ecoformadores.


Abstract:

This dissertation addresses the importance of eco-training strategies in early childhood education from the perspective of Reggio Emilia. The methodology used was qualitative research, with a descriptive approach. The research problem consists of what are the possible eco-training strategies that can be proposed and developed in Early Childhood Education, aiming at the child's protagonism? The objective is to present proposals for eco-training strategies based on the perspective of Reggio Emilia, aiming at the development and role of the child. It is concluded that in early childhood education it is possible to develop educational practices with an approach from the perspective of Reggio Emilia, which allows the child to create and be the protagonist of his own space and learning. It is noteworthy that this perspective enables educational environments to be built in partnership, favoring the integral development of the child, as it involves the intellectual, affective, physical and social dimensions. Keywords: Education. Reggio Emilia. Child education. Ecoforming spaces


Ano:

2022


Páginas:

80


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=3337
Acesso ao Documento:

Para solicitar o acesso ao documento na íntegra entre em contato através do email: mestrado@uniarp.edu.br informado o código do documento:

https://acervo.uniarp.edu.br/?p=3337



Indexado em: agosto 3, 2023
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação