ANGELA COLUSSI
Marlene Zwierewicz
1. Transtorno do Espectro Autista. 2. Inclusão escolar. 3. Oralidade. I. Zwierewicz, Marlene II. TITULO.
Incluir estudantes com Transtornos do Espectro Autista – TEA e estimular sua oralidade constitui um dos grandes desafios da educação atual, especialmente em função das especificidades em relação à comunicação, interação e interesses que apresentam. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar como produto educacional estratégias para inclusão de estudantes com TEA no contexto escolar, classificando-as de acordo com o potencial que oferecem para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à oralidade no uso da Língua Inglesa, previstas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC para o 6° ano do Ensino Fundamental. Com base nas pesquisas documental, bibliográfica e comparativa e na abordagem qualitativa, os dados foram coletados na BNCC e em artigos científicos voltados à inclusão de estudantes com TEA. Além das estratégias gerais para a inclusão, a aproximação com as habilidades do eixo oralidade possibilitou situar a Interação Social Mediada em Ambientes Digitais e o Ateliê de História como opções para estimular a ‘interação discursiva’, a Comunicação Alternativa e Ampliada – CAA para estimular a ‘compreensão oral’ e o Programa de Habilidades Comunicativas Verbais – HCV e a Modelagem de Vídeo – VD para estimular a ‘produção oral’. Sugere-se que exploração das referidas estratégias se constitua em um trabalho personalizado, focado na realidade e no grau de complexidade das condições de cada estudante com TEA. As referidas estratégias de inclusão e de estímulo à oralidade atendem as prerrogativas do mestrando profissional ao se constituírem em um produto educacional que pode ser explorado em outros contextos, desde que seja priorizado um trabalho personalizado, focado na realidade e no grau de complexidade das condições de cada estudante com TEA.
Não Informado
2019
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