Título da Dissertação:

ESCOLA ‘COM’ PAIS: UM PROJETO PARA POTENCIALIZAR A PARCERIA ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA


Autores:

ELISAMARA GASPAR DA SILVA


Orientadores:

CIRCE MARA MARQUES


Palavras-Chave:

1. Escola. 2. Família. 3. Normas de Convivência I. Marques, Circe Mara II. TITULO. CDD


Resumo:

Esta pesquisa de abordagem qualitativa teve como objetivo implantar o projeto ‘Escola com Pais’ na Escola Municipal de Educação Básica Esperança para abrir um canal de conversa entre pais e professores sobre temáticas relacionadas à educação das crianças. Os participantes foram os pais, gestores e professores de educação infantil de uma escola pública de Caçador-SC, os quais elegeram as normas de convivência social na vida da criança como tema de discussão nos encontros de 2018. Para coletar os dados foi aplicado um questionário aos pais e professores com vistas a conhecer suas concepções de criança, de limites e direito de participação da criança. A categorização desses dados norteou as discussões que foram realizadas nos três encontros do projeto Escola com Pais, implantado na Escola Municipal de Educação Básica Esperança, em Caçador-SC. Para produzir as análises foram tomados como referência os estudos de Áries (1981), Dornelles (2015), Dornelles e Marques (2015), Marques e Wachs (2015), Sarmento e Gouvea (2009), Tonucci (2005), Parolin (2006, 2007, 2010, 2012), Finco, Barbosa e Goulart (2015), Fernandes (2018), entre outros. Os resultados mostraram que pais e professores ainda apresentam uma concepção moderna de infância que carece de ser problematizada no sentido de reconhecer as crianças como sujeitos de direitos, que podem participar ativamente do processo de aprendizagem das normas de convivência social. Espera-se que a implantação da Escola com Pais fortaleça o canal de comunicação família-escola e, também, possa inspirar outras escolas da rede municipal a implantarem esse projeto, adequando-o ao seu contexto.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2019


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=889
PDF:
Download

Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação