JONATHAN FARACO FRANÇA
Dra. Madalena Pereira da Silva,
Robótica Educacional, Frações, Projeto Criativo Ecoformador, Transdisciplinaridade.
O ensino de frações tem sido motivo de muitas pesquisas, justamente porque os estudantes apresentam dificuldades de compreensão mesmo sendo esse conteúdo essencial para outros assuntos abordados na Matemática. Como forma de colaborar com os professores no ensino de frações, esta dissertação objetivou elaborar uma proposta didática, envolvendo a robótica educacional, para o ensino de frações a estudantes do 5° ano do ensino fundamental. Como objetivos específicos, pretendeu: (i) desenvolver uma proposta didática, com a colaboração de professores, do Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI-SC), que atuam com a robótica e/ou com matemática com estudantes do ensino fundamental; (ii) investigar a aplicabilidade da proposta didática com professores de robótica e de matemática do SESI-SC; e (iii) produzir uma sequência didática para o ensino das frações no 5º ano do ensino fundamental, com o auxílio da robótica educacional, com disponibilidade online. Para isso, promoveu-se uma pesquisa participante de natureza qualitativa. Na elaboração da proposta didática, optou-se por utilizar um grupo focal a fim de criar um Projeto Criativo Ecoformador (PCE) com uso da robótica educacional no tema frações. Já a avaliação deu-se por meio do método de Delphi, com outro grupo focal, composto por professores da respectiva instituição, contudo que não participaram da elaboração do PCE. Ao final, a sequência didática produzida, ou seja, uma versão do PCE do grupo focal, englobou as contribuições da avaliação, trabalhando as frações não só com o auxílio da robótica educacional, como também com o de outras disciplinas em um cenário transdisciplinar e ecoformador. Palavras-chave: Robótica Educacional. Frações. Projeto Criativo Ecoformador. Transdisciplinaridade.
The teaching of fractions has been the subject of much research, precisely because students have difficulties in understanding even though this content is essential for other subjects covered in Mathematics. As a way of collaborating with teachers in the teaching of fractions, this dissertation aimed to develop a didactic proposal, involving educational robotics, for the teaching of fractions in students of the 5th year of brazilian elementary school. As specific objectives, it intended: (i) develop a didactic proposal, with the collaboration of teachers, from Serviço Social da Indústria (SESI-SC), who work with robotics and/or mathematics with elementary school students; (ii) to investigate the applicability of the didactic proposal with robotics and mathematics teachers at SESI-SC; and (iii) produce a didactic sequence for the teaching of fractions in the 5th year of brazilian elementary school, with the help of educational robotics, with online availability. For this, a qualitative participatory research was used. In the elaboration of the didactic proposal, it was decided to use a focus group to create a Creative Ecopedagogical Project (PCE) that includes educational robotics in the fractions theme. As for the evaluation was carried out using the Delphi method with teachers who did not participate in the creation of the PCE. In the end, the didactic sequence produced was a version of the PCE of the focus group that encompassed the contributions of the evaluation, working the fractions not only with the help of educational robotics, but also with the help of other disciplines in a transdisciplinary and eco-forming scenario. Keywords: Educational Robotics. Fractions. Creative Ecopedagogical Project. Transdisciplinarity.
2022
85