Paulo Roberto Córdova
Joel Haroldo Baade
Não Informado
A educação superior desempenha uma função determinante na construção da sociedade em suas diferentes dimensões. Por esta razão, precisa garantir aos indivíduos por ela formados, uma formação capaz de superar os interesses tecnicistas e mercadológicos. Uma das alternativas para promover este tipo de educação é romper as barreiras consequentes do paradigma disciplinar da ciência moderna e construir um processo formativo interdisciplinar. Existem inúmeras técnicas de ensino-aprendizagem capazes de viabilizar este tipo de abordagem. O problema é que, sobretudo na área de Engenharia de Software, que é o foco desta pesquisa, poucas ações têm se observado neste sentido. O objetivo deste trabalho foi avaliar se a Problem-based Learning (PBL), como técnica de ensino-aprendizagem, seria capaz de contribuir para um processo formativo interdisciplinar nesta área. Realizou-se uma pesquisa ação com alunos do curso de Sistemas de Informação de uma universidade do meio oeste de Santa Catarina, Brasil. Ao final da pesquisa foi aplicado um questionário transversal em 3 grupos: alunos que tiveram a PBL com parte do seu processo formativo, egressos dos anos de 2016 e 2017 e alunos das fases iniciais. Verificou-se que os alunos que passaram pela PBL tiveram um desempenho 20% melhor que os egressos de 2016 e 2017 e 50% melhor que os alunos das fases anteriores. Evidenciou-se uma melhor compreensão não apenas acerca das relações epistemológicas interdisciplinares entre as disciplinas que compõe a Engenharia de Software ou com ela se relacionam, mas também dos impactos sociais que as produções nesta área podem gerar para a sociedade. Com isso, pode-se concluir que a PBL aliada a um planejamento e condução adequados, contribuiu para a construção das competências esperadas nos acadêmicos do curso.
Não Informado
2018
Não Informado