Título da Dissertação:

EMPODERAMENTO FEMININO SUSTENTÁVEL: TRANSFORMANDO VIDAS POR MEIO DA ALFABETIZAÇÃO


Autores:

ANGELA MARIA CROTTI DA ROSA


Orientadores:

Profa. Dra. Edna Liz Prigol (orientadora) – PPGEB/UNIARP


Palavras-Chave:

Programa Mulheres Mi, Mulheres, Alfabetização, Sustentabilidade


Resumo:

O Programa Mulheres Mil, instituído nacionalmente pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação em 2011, tem como propósito o acesso à educação de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Este estudo analisa especificamente a iniciativa empreendida no Instituto Federal Catarinense, Campus Videira, com a oferta do Programa de Alfabetização, desde 2013. Nesse sentido, questionamos: quais são as possibilidades de as mulheres participantes do curso de Pintura, ofertado pelo referido programa, continuarem o processo de alfabetização em um novo projeto de formação continuada? Objetivamos analisar os impactos na vida das mulheres que participaram do curso de Pintura a Dedo, identificando a possibilidade de elas darem continuidade ao processo de alfabetização em um curso estruturado na sustentabilidade, com foco no empoderamento feminino. A metodologia de pesquisa caracteriza-se como exploratória, com abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados ocorrido por meio de entrevista semiestruturada. A partir dos resultados, foi possível identificar a viabilidade da criação de uma proposta de curso de alfabetização de adultos para esse público na instituição, ante o entendimento da importância do aprendizado adquirido no projeto-piloto e da necessidade de continuar a participar de cursos nesses moldes, de modo a aprender mais sobre a sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Palavras-chave: O Programa Mulheres Mil, instituído nacionalmente pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação em 2011, tem como propósito o acesso à educação de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Este estudo analisa especificamente a iniciativa empreendida no Instituto Federal Catarinense, Campus Videira, com a oferta do Programa de Alfabetização, desde 2013. Nesse sentido, questionamos: quais são as possibilidades de as mulheres participantes do curso de Pintura, ofertado pelo referido programa, continuarem o processo de alfabetização em um novo projeto de formação continuada? Objetivamos analisar os impactos na vida das mulheres que participaram do curso de Pintura a Dedo, identificando a possibilidade de elas darem continuidade ao processo de alfabetização em um curso estruturado na sustentabilidade, com foco no empoderamento feminino. A metodologia de pesquisa caracteriza-se como exploratória, com abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados ocorrido por meio de entrevista semiestruturada. A partir dos resultados, foi possível identificar a viabilidade da criação de uma proposta de curso de alfabetização de adultos para esse público na instituição, ante o entendimento da importância do aprendizado adquirido no projeto-piloto e da necessidade de continuar a participar de cursos nesses moldes, de modo a aprender mais sobre a sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Palavras-chave: Programa Mulheres Mil. Mulheres. Alfabetização. SustentabilidadeO Programa Mulheres Mil, instituído nacionalmente pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação em 2011, tem como propósito o acesso à educação de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Este estudo analisa especificamente a iniciativa empreendida no Instituto Federal Catarinense, Campus Videira, com a oferta do Programa de Alfabetização, desde 2013. Nesse sentido, questionamos: quais são as possibilidades de as mulheres participantes do curso de Pintura, ofertado pelo referido programa, continuarem o processo de alfabetização em um novo projeto de formação continuada? Objetivamos analisar os impactos na vida das mulheres que participaram do curso de Pintura a Dedo, identificando a possibilidade de elas darem continuidade ao processo de alfabetização em um curso estruturado na sustentabilidade, com foco no empoderamento feminino. A metodologia de pesquisa caracteriza-se como exploratória, com abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados ocorrido por meio de entrevista semiestruturada. A partir dos resultados, foi possível identificar a viabilidade da criação de uma proposta de curso de alfabetização de adultos para esse público na instituição, ante o entendimento da importância do aprendizado adquirido no projeto-piloto e da necessidade de continuar a participar de cursos nesses moldes, de modo a aprender mais sobre a sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Palavras-chave: Programa Mulheres Mil. Mulheres. Alfabetização. Sustentabilidade


Abstract:

The Thousand Women Program, established nationally by the Secretariat of Professional and Technological Education of the Ministry of Education in 2011, aims to provide access to education for women in situations of social vulnerability. This study specifically analyzes the initiative undertaken at the Instituto Federal Catarinense, Campus Videira, with the offering of the Literacy Program, since 2013. In this sense, we question: what are the possibilities for women participating in the Painting course, offered by the said program, to continue the literacy process in a new continuing education project? We aimed to analyze the impacts on the lives of women who participated in the Finger Painting course, identifying the possibility of them continuing the literacy process in a course structured on sustainability, with a focus on female empowerment. The research methodology is characterized as exploratory, with a qualitative approach, with data collection taking place through semi-structured interviews. Based on the results, it was possible to identify the feasibility of creating a proposal for an adult literacy course for this audience at the institution, given the understanding of the importance of the learning acquired in the pilot project and the need to continue participating in courses along these lines. , in order to learn more about sustainability and the Sustainable Development Goals. Keywords: Thousand Women Program. Women. Literacy. Sustainability


Ano:

2023


Páginas:

78


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=3525
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Indexado em: janeiro 30, 2024
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
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