MARILEUSA CECÍLIA CARVALHO
Ezequiel Theodoro da Silva
1. Leitura. 2. Literatura.3. Aidan Chambers. 4. Rede de Leitura
Este trabalho resulta de uma pesquisa indutiva e dedutiva realizada com recursos da pesquisa bibliográfica. O objetivo desta pesquisa foi o de delinear os contornos iniciais de uma didática da leitura da literatura que pudesse ser objetivamente assumida e trabalhada pelos professores das escolas de educação básica. Partiu-se do pressuposto de que é possível apresentar aos professores uma alternativa para o trabalho com a literatura nas salas de aula, já que esta é aqui tratada como direito. Para elaborar esses contornos, elegeu-se como base o pensador britânico Aidan Chambers e sua obra “Tell me”, ainda inédita no Brasil. A teoria proposta por Chambers para trabalho com a leitura de literatura foi analisada na hipótese de que sua teoria pode ser uma boa opção para o ensino da literatura junto às escolas brasileiras. As perspectivas são de que, com a utilização desta didática, fundamentada na fala dos interlocutores-leitores, possam ser criadas redes de leitura de fruição, além de se apresentar como uma alternativa para diminuir os problemas que as crianças possam ter com a interpretação textual.
Não Informado
2019
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