Título da Dissertação:

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS PRINCÍPIOS DA ACESSIBILIDADE NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS


Autores:

LISLAINE PAULA QUEIRÓZ FERREIRA


Orientadores:

Profa. Dra. Madalena Pereira da Silva


Palavras-Chave:

Acessibilidade, Educação Inclusiva, Sala de Recursos Multifuncionais


Resumo:

A inclusão escolar de estudantes com deficiência tem se tornado, na contemporaneidade, motivo de debates e discussões. Destaca-se que todas as escolas de Educação Básica devem prever, prover e promover acessibilidade para que os estudantes tenham acesso e condições de transitar pelos espaços com autonomia, permanecer na escola e ter condições de se desenvolverem integralmente. No entanto, é preciso analisar se as Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) são acessíveis e inclusivas, garantindo a mobilidade dos estudantes e o seu desenvolvimento. Neste sentido, este trabalho teve como tema a educação inclusiva e os princípios da acessibilidade nas SRMs, cujo objetivo geral consistiu em analisar se as SRMs das escolas de Educação Básica de União da Vitória oferecem um ambiente em consonância com os princípios da acessibilidade aos estudantes da Educação Especial, sob as dimensões arquitetônica, atitudinal, comunicacional, instrumental, metodológica e programática. A pesquisa em questão caracteriza-se como qualitativa, bibliográfica e de campo, da qual participaram duas escolas (A e B) da Rede Municipal de Ensino do município de União da Vitória - Paraná. O levantamento de dados foi obtido por meio de um questionário respondido pelas professoras participantes e seis formulários para coleta de dados nas escolas participantes. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Como resultado, observou-se que as escolas, mesmo que localizadas no mesmo município, possuem realidades diferentes em relação às dimensões utilizadas nas análises, mas que também há condições iguais em alguns aspectos. Tais diferenças estiveram ligadas inclusive com a heterogeneidade dos estudantes com deficiência. Além disso, observou-se que ambas as escolas pautam a importância da família, escola e sociedade no desenvolvimento desses estudantes como cidadãos. Ainda que legitimada ao longo dos anos, é necessário continuar a ressaltar a importância da acessibilidade e inclusão dos estudantes com deficiência nas SRMs, diante de uma sociedade que ainda necessita vencer preconceitos, reavaliar valores, buscar novos referenciais e indicadores diante de uma educação para todos. No que se refere as seis dimensões da acessibilidade percebeu-se que nenhuma das escolas visitadas tem por completo inseridas no seu sistema de educação inclusiva todas essas dimensões para atender os seus estudantes com deficiência. Conclui-se, portanto, que a educação inclusiva pautada no acesso e nos princípios da acessibilidade nas SRMs, mesmo tendo sido legitimada, ainda é fragilizada e necessita de maior atenção por parte das escolas e da sociedade como um todo. Palavras-chave: Acessibilidade. Educação Inclusiva. Sala de Recursos Multifuncionais


Abstract:

The school inclusion of students with disabilities has become, in contemporary times, a reason for debates and discussions. It is noteworthy that all Basic Education schools must foresee, provide and promote accessibility so that students have access and conditions to transit through spaces with autonomy, remain in school and be able to develop fully. However, it is necessary to analyze whether the Multifunctional Resource Rooms (SRMs) are accessible and inclusive, ensuring student mobility and development. In this sense, this work had as its theme inclusive education and the principles of accessibility in the SRMs, whose general objective was to analyze whether the SRMs of Basic Education schools in União da Vitória offer an environment in line with the principles of accessibility to students of the Special Education, under the architectural, attitudinal, communicational, instrumental, methodological and programmatic dimensions. The research in question is characterized as qualitative, bibliographical and field, in which two schools (A and B) of the Municipal Education Network of the municipality of União da Vitória - Paraná participated. Data collection was obtained through a questionnaire answered by participating teachers and six forms for data collection in participating schools. The collected data were analyzed using content analysis. As a result, it was observed that schools, even if located in the same municipality, have different realities in relation to the dimensions used in the analyses, but that there are also equal conditions in some aspects. Such differences were even linked to the heterogeneity of students with disabilities. In addition, it was observed that both schools guide the importance of family, school and society in the development of these students as citizens. Although legitimized over the years, it is necessary to continue to emphasize the importance of accessibility and inclusion of students with disabilities in SRMs, in the face of a society that still needs to overcome prejudices, reassess values, seek new benchmarks and indicators in the face of an education for all . With regard to the six dimensions of accessibility, it was noticed that none of the schools visited have all these dimensions fully included in their inclusive education system to serve their students with disabilities. It is concluded, therefore, that inclusive education based on access and on the principles of accessibility in SRMs, even though it has been legitimized, is still fragile and needs greater attention from schools and society as a whole. Keywords: Accessibility. Inclusive Education. Multifunctional Resource Rooms.


Ano:

2023


Páginas:

105


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=3335
Acesso ao Documento:

Para solicitar o acesso ao documento na íntegra entre em contato através do email: mestrado@uniarp.edu.br informado o código do documento:

https://acervo.uniarp.edu.br/?p=3335



Indexado em: agosto 3, 2023
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação