ALEXANDRE CARVALHO ACOSTA
Adelcio Machado dos Santos
1. Educação. 2.Educação Integral. 3.Processos de Ensino e Aprendizagem.
A presente pesquisa teve como objetivo dar voz ao principal agente do campo educacional: o estudante. O trabalho foi realizado entre estudantes do ensino mdio integrado do Instituto Federal Catarinense Campus Videira. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, de abordagem descritiva. Os autores que aliceraram a presente pesquisa foram: Aranha (1996), Candau (2011, 2013), Franco (2008), Frigotto; Ramos (2012), Luzuriaga (1985), Morin (2003, 2013), Saviani (2009, 2011), Tardif (2012), Tavares (2001), Vigotski (2003). A partir dos dados, foi possvel realizar uma anlise sobre o pensamento dos estudantes sobre metodologia de ensino e educao no ensino mdio integrado do IFC Campus Videira. Ao longo da pesquisa foi possvel identificar algumas lacunas existentes no processo pedaggico em relao s expectativas dos estudantes quanto a aprendizagem. Foi possvel tambm verificar o pensamento dos estudantes com relao ao tempo de exposio do professor, o conhecimento adquirido no processo e a importncia sobre a veiculao de assuntos como poltica, governo e sociedade. O estudo apontou a importncia de ouvirmos os estudantes sobre os processos de ensino aprendizagem, demonstrando alto nvel de respostas, o que pode ser o incio de uma quebra de paradigmas, no que tange as diferenas existentes entre escolas pblicas e particulares no Brasil. Se em alguns anos atrs no era possvel fazer essa comparao devido ao grande hiato existente entre as duas realidades educacionais, os Institutos Federais (IFs), podem estar surgindo para demonstrar a possibilidade que temos em ter uma escola pblica gratuita e de qualidade.
Não Informado
2017
Não Informado