Título da Dissertação:

EDUCAÇÃO BILÍNGUE: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA SURDOS DA REDE MUNICIPAL DE PATO BRANCO


Autores:

LUCIANA DE FREITAS BICA


Orientadores:

Profa. Dra. Circe Mara Marques (UNIARP)


Palavras-Chave:

Formação continuada de professores. Alfabetização bilíngue. Ensino fundamental. Educação de surdos.


Resumo:

Este estudo corresponde a uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, vinculada ao curso de Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP. Teve o objetivo de construir uma proposta de formação continuada para professores de alunos surdos em uma perspectiva bilíngue, em consonância com as normativas legais para educação de surdos e com as demandas apontadas pelos professores. Os participantes da pesquisa foram 18 professores da Rede Municipal de Educação da cidade de Pato Branco (PR). Os dados foram produzidos a partir da aplicação de um questionário no qual os professores apontaram suas demandas no que trata da alfabetização de estudantes surdos na perspectiva bilíngue. Os resultados da pesquisa indicaram que a maioria dos professores participantes expressa sentimento de frustração em relação à docência com alunos surdos e isso é atribuído às dificuldades de comunicação. Essa dificuldade, muitas vezes, restringe a interação direta com o estudante e delega ao intérprete a função de ensinar a criança surda, na contramão da legislação em vigor. Tais dados sinalizaram a necessidade de formação continuada na perspectiva bilíngue para que os professores possam se sentir confiantes e melhor preparados para a docência com estudantes surdos. Assim sendo, como produto resultante da pesquisa, construiu-se uma proposta de formação desses professores, na perspectiva bilíngue, em consonância com as demandas apontadas por eles e com as atuais normativas legais para educação de surdos. Palavras-chave: Formação continuada de professores. Alfabetização bilíngue. Ensino fundamental. Educação de surdos


Abstract:

This study corresponds to a qualitative research, of the action-research type, linked to the Professional Master's course in Basic Education at UNIARP. It had the objective to build a proposal for continuing teachers training of deaf students in a bilingual perspective, accordingly with the legal norms for deaf people education and with the demands pointed out by these teachers. The participants of this research were 18 teachers from the Municipal Education Network of Pato Branco (PR) city. The data were produced from the application of a questionnaire in which the teachers have pointed their demands with respect to the literacy of deaf students in the bilingual perspective. The results of the research showed that most of the participating teachers express frustration feelings in relation to teaching with deaf students and it is attributed to communication difficulties. This difficulty, many times, restricts direct interaction between teacher and student and delegates to interpreter the function of teaching deaf child, contrary to the legislation in force. These data indicated the need for continued training in the bilingual perspective so that teachers can feel confident and better prepared for teaching with deaf students. Thus, as a result of the research, a proposal for the formation of these teachers was constructed, in a bilingual perspective, in line with the demands pointed out by them and with the current legal norms for the education of the deaf people. Keywords: Continuing teacher training. Bilingual literacy. Elementary school. Deaf education


Ano:

2021


Páginas:

114


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2784
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Indexado em: agosto 22, 2022
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