JULIANA TASCA OLSZEWSKI
CIRCE MARA MARQUES
Não Informado
A perspectiva da educação inclusiva defende uma escola aberta a todos, em uma sociedade plural e democrática. Este estudo tratou dos desafios da gestão escolar no processo de inclusão em escolas públicas educação infantil de modo a garantir a igualdade de oportunidades para desenvolvimento integral de todas as crianças de zero a cinco anos. Nesse sentido, a questão mobilizadora da investigação consistiu em saber de que modo a gestão escolar pode apoiar pais e professores de educação infantil no processo de inclusão de crianças com deficiência na escola regular? O objetivo principal foi construir um instrumento de avaliação, com base na Diretriz da AMARP, para auxiliar gestores dos CMEIs na implementação de uma escola inclusiva. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida junto ao Sistema Municipal de Educação de Caçador e envolveu a participação de quatro gestores/as de Centros Municipais de Educação Infantil. A metodologia abarcou estudo bibliográfico, documental e pesquisa-ação. Os dados foram produzidos a partir de análise dos PPPs das escolas e por meio de entrevistas realizadas com as/os representantes da gestão escolar do CMEIs. Em se tratando de uma pesquisa aplicada na educação básica, foi elaborado um instrumento de avaliação, construído a partir da articulação entre a Diretriz Curricular para Educação Infantil da AMARP e os dados produzidos através das entrevistas com as gestoras dos CMEIs. Os resultados mostram que o município de Caçador possui uma proposta de educação inclusiva bem estruturada, contudo, esse documento ainda precisa ser desdobrado em ações concretas nos CMEIs, sendo que a pessoa do gestor tem papel fundamental para mobilizar a comunidade escolar para garantir o direito de brincar, interagir e aprender de todas as crianças na escola regular de educação infantil.
Não Informado
2019
Não Informado