Título da Dissertação:

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CAÇADOR


Autores:

THAIS IVETE KUSINSKI GATTI


Orientadores:

Joel Haroldo Baade


Palavras-Chave:

1.Desenvolvimento Regional. 2. Desenvolvimento Humano. 3. Educação. 4.Legislação. 5.Caçador


Resumo:

A presente dissertação teve como questão central analisar as interfaces e elos que relacionam a problemática dos indicadores de desenvolvimento regional, especificamente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com a problemática da educação empreendida na cidade de Caçador, Santa Catarina. O Desenvolvimento Regional pode ser considerado um valor a ser fomentado na educação fundamental, o que se evidencia, de modo mais ou menos explícito, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), na proposta curricular de SC, no Plano Nacional (20 Metas), na lei municipal da educação (Caçador-SC) e nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas EMEBHG de Sousa, EMEB Esperança, EMEBI Venâncio e EMEBHJ Berger. A pesquisa mostrou, simultaneamente, características básicas e aplicadas com abordagem qualitativa e finalidade descritiva e exploratória. Epistemologicamente, apoia-se em autores como: Dowbor, Dalabrida, Fazenda, Heemann, Canivez, Lenoir e Morin e em dados da Unesco. Tais referenciais subsidiaram a análise e a definição de conceitos como Desenvolvimento Regional, índice de Desenvolvimento Humano, cidadania e educação. Também, foi documental e bibliográfica em relação à análise das temáticas na LDB, PCSC, PNE e IDH. A pergunta norteadora baseou-se na prática dos gestores e professores em sala de aula para a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sua região. Para tal, aplicou-se questionário semiestruturado aos docentes e gestores do ensino fundamental anos iniciais das escolas supramencionadas. Os resultados analisados à luz do referencial teórico mostraram que a educação tem proposta cidadã e fomento ao desenvolvimento regional nas dimensões social, ambiental e cultural. Já as ações escolares demonstraram preocupação com a preparação dos alunos em termos de conteúdo, sendo que a reflexão em torno do desenvolvimento regional à luz do IDH ficou pouco evidente.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2019


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=821
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Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade
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