Título da Dissertação:

DA DECODIFICAÇÃO AO POTENCIAL TRANSFORMADOR DA LEITURA: INDICADORES PARA A APROXIMAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO À METODOLOGIA DOS PROJETOS CRIATIVOS ECOFORMADORES (PCE)


Autores:

NADIR ZIMMER TELEGEN


Orientadores:

Dra. Marlene Zwierewicz – PPGEB/UNIARP


Palavras-Chave:

Leitura. Transformação. Projetos Criativos Ecoformadores – PCE.


Resumo:

Trabalhar com a metodologia de projetos constitui uma das possibilidades para superar o ensino tradicional, linear e descontextualizado. No caso da leitura, os projetos podem colaborar para transitar da ênfase na decodificação a práticas que expressem o seu potencial de transformação. Comprometendo-se com essa necessidade, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a proximidade e/ou distanciamento do Projeto Incentivo à Leitura, desenvolvido na EMEF Professora Cândida Bertotto Zucatti, do município de Macieira – Santa Catarina, em relação aos Projetos Criativos Ecoformadores – PCE, uma metodologia comprometida com a aproximação do currículo à realidade dos estudantes e com a articulação teóricoprática. Tendo como referenciais metodológicos a pesquisa-ação, a pesquisa documental e a abordagem qualitativa, o estudo contou com a participação de 11 estudantes do 9º do Ensino Fundamental, que participaram no desenvolvimento da proposta na referida escola e da avaliação de seus resultados por meio de uma entrevista estruturada. Também, coletaram-se dados com a análise dos organizadores conceituais que compõem a estrutura dos Projetos Criativos Ecoformadores – PCE, utilizando-se de um formulário com o propósito de selecionar indicadores, que possibilitassem confrontar o projeto desenvolvido à referida metodologia. Os resultados indicam que, no desenvolvimento do Projeto Incentivo à Leitura, trabalharam-se questões determinantes para evitar que a prática da leitura se reduza à decodificação de textos. A própria avaliação dos estudantes evidenciou essa condição e se manifestou quando registraram o estímulo à imaginação, a ampliação da visão de mundo, o senso crítico, a aproximação entre família e escola e o envolvimento da realidade dos estudantes. A aproximação do projeto com a metodologia do PCE também se observou tanto na utilização da memória da história e do envolvimento de membros da comunidade como na tomada de consciência em relação às vivências de pessoas com idades mais avançadas, além de outras condições cruciais para esse processo. Por outro lado, o distanciamento se verificou pela ausência de uma atividade de abertura prevista como epítome, de material de referência teórica para ampliar o desenvolvimento integral, a falta de definição de questões geradoras, de metas e de uma perspectiva interdisciplinar tanto nos conteúdos abordados como na avaliação dos estudantes, além da impossibilidade de estabelecer uma cronologia articulada e na falta de uma polinização voltada para perpetuar os resultados. Portanto, se por um lado se observaram potencialidades do Projeto de Incentivo à Leitura para superar a ênfase na decodificação, por outro, há demandas a fim de ampliar possibilidades para o papel transformador da leitura. Além do registro da proposta, o produto educacional disponibilizado para a Educação Básica, por meio desta pesquisa, define a relevância dos resultados alcançados. Este produto consiste na definição de dez indicadores apresentados na sequência e que podem ser utilizados para avaliar/estimular a aproximação de diferentes projetos de ensino a uma perspectiva transdisciplinar e ecoformadora: abertura de impacto e de conexão do projeto à realidade local/global; estudos precedentes que fundamentem o projeto; ações envolvendo a realidade local; questões que estimulam a atitude indagadora; resultados concretos e quantificáveis; foco no desenvolvimento integral e na tomada de consciência; atividades transdisciplinares e ecoformadoras; cronologia articulada; avaliação comprometida com as demandas; perpetuação de resultados vinculados ao bem comum. Palavras-chave: Leitura. Transformação. Projetos Criativos Ecoformadores – PCE


Abstract:

Working with the methodology of projects is one of the possibilities to overcome traditional, linear and decontextualized teaching. In the case of reading, projects can collaborate to move from the emphasis on decoding to practices that express their potential for transformation. Committing to this need, this research had the general aim to analyze the proximity and/or distance of the reading incentive project, developed at EMEF Professor Cândida Bertotto Zucatti, city of Macieira - Santa Catarina, concerning the Ecoforming Creative Projects [Projetos Criativos Ecoformadores – PCE], a methodology to bring the curriculum closer to the students' reality, and the theoretical-practical articulation. Using action research, documentary research, and qualitative approach methodological references, the study counted with the participation of eleven students in the 9th grade in Elementary School, who participated in the development of proposals in that school and the evaluation of their results through a structured interview. Data was also collected with the conceptual organizers' analysis that makes up the PCE structure, using a form to select indicators that would enable us to confront the developed project with the referred methodology. The results indicate that in the Reading Incentive Project development, decisive issues were worked to prevent the reading practice from being reduced to text decoding. The students ' evaluation highlighted this condition and became evident when they stated that it stimulated the imagination, expanded their worldview, the critical sense, the family and school closeness and the involvement of the students' reality. The approximation of the project to the PCE methodology was also observed in both the use of the history of memory and the community members’ involvement in the awareness of the aged people's experiences, in addition to other crucial conditions to this process. While the distancing took place by the absence of an opening activity expected as an epitome, of theoretical reference material to expand integral development, the lack of generating issues definition, of objectives, and an interdisciplinary perspective both in the content covered as in the student’s evaluation, in addition to the impossibility of establishing an articulated chronology and in the absence of pollination aimed at maintaining the results. Therefore, if, on the one hand, the Reading Incentive Project's potential was observed to overcome the emphasis on decoding, on the other hand, there are demands to expand possibilities for the transformative role of reading. Besides the proposal registration, the educational product that this research made available to Basic Education defines the relevance of the results achieved. This product consists of the definition of the following ten indicators that can be used to evaluate/stimulate the approach of different teaching projects to a transdisciplinary and ecoforming perspective: opening impact and connecting the project to the local/global reality; previous studies that support the project; actions involving the local reality; questions that stimulate the inquiring attitude; concrete and quantifiable results; focus on integral development and awarenessraising; transdisciplinary and ecoforming activities; articulated chronology; evaluation committed to the demands; conserving of results linked to the common good. Keywords: Reading. Transformation. Ecoforming Creative Projects – PCE.


Ano:

2019


Páginas:

68


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2781
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Indexado em: agosto 22, 2022
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