Título da Dissertação:

CURRÍCULO TRANSDISCIPLINAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ECOFORMADORAS EM ESCOLA DO CAMPO EM TEMPO INTEGRAL


Autores:

CRISTINA PEREIRA VIEIRA DE LIZ


Orientadores:

Dra. Marlene Zwierewicz – PPGEB – UNIARP (Presidente da Banca/ Orientadora)


Palavras-Chave:

Educação Básica. Escola do campo. Currículo. Transdisciplinaridade. Ecoformação.


Resumo:

As escolas do campo são instituições que atendem, prioritariamente, estudantes residentes em áreas rurais. Suscitam, portanto, um currículo articulado às especificidades do contexto em que se inserem. Para atender às demandas das escolas que integram a Rede Municipal de Ensino de Massaranduba, Santa Catarina, independentemente de serem ou não escolas do campo, a Secretaria de Educação do município vem desenvolvendo um programa de formação continuada, norteado pelo pensamento complexo e pelos conceitos da transdisciplinaridade e da ecoformação. Nos encontros ocorridos no decorrer dos últimos três anos, gestores e docentes de cada escola elaboraram e aplicaram Projetos Criativos Ecoformadores (PCE), valorizando a articulação entre os conteúdos curriculares e as demandas e potencialidades do contexto local, sem, contudo, subestimar as que se projetam globalmente. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Alto Luís Alves, lócus desta pesquisa, é uma escola do campo multisseriada, vinculada à referida Rede Municipal de Ensino, que também participa da formação e desenvolve um PCE anualmente. A mobilização ocorrida a partir desse processo colaborou para estimular outra percepção acerca da escola, muitas vezes, antes subestimada por suas peculiaridades. Esta pesquisa teve como intenção ampliar os benefícios desse processo, por meio da ressignificação do currículo escolar da referida instituição de ensino. Seu objetivo buscou estruturar uma proposta curricular transdisciplinar para a escola do campo que funciona em tempo integral, avaliando seu potencial para o desenvolvimento de práticas pedagógicas ecofomadoras. Teoricamente, a pesquisa amparou-se nas contribuições de autores como Aires e Suanno (2018), Almeida (2018), Bezerra Neto (2016), Garbelini Neto e Silva (2019), Garske, Castilho e Cândido (2019), González Velasco (2017), Harrari (2020), Jesus (2006), Moraes (1996, 2004), Morin (2009, 2015, 2020), Petraglia (2008, 2013), Pupo (2018), Sá (2019), Santos (2019), Suanno (2010), Tonucci (2020), Torre (2005), Torre e Zwierewicz (2009), Zwierewicz (2014, 2017). Metodologicamente, optou-se pela pesquisa participante, apoiada pelas pesquisas documental, bibliográfica e exploratória e pela abordagem qualitativa. Participaram do estudo três profissionais vinculados a diferentes setores da Secretaria de Educação do Município de Massaranduba, Santa, dois egressos e um docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, que avaliaram o documento proposto, observando sua aproximação com as perspectivas da transdisciplinaridade e seu potencial para estimular a ecoformação. Na coleta de dados, utilizaram-se os seguintes instrumentos de pesquisa: i) um formulário para registrar resultados da análise do relatório que a referida escola tem sobre as demandas apresentadas pelas famílias; ii) um formulário para registro de contribuições das pesquisas correlatas para elaboração da proposta curricular e das demandas legais; iii) um questionário à avaliação da proposta elaborada. Como resultado, apresenta-se um produto educacional com um currículo focado nas relações que o estudante estabelece com ele mesmo, com os outros e com o entorno composto por uma sistematização de bases epistemometodológicas de referência para o currículo transdisciplinar proposto, um pensamento organizador para os anos iniciais e condições mobilizadoras para cada um dos anos que compõe a primeira etapa do Ensino Fundamental, justificadas pelo potencial que oferecem para articular conteúdo e realidade e dinamizar uma educação comprometida com a vida. Palavras-chave: Educação Básica. Escola do campo. Currículo. Transdisciplinaridade. Ecoformação


Abstract:

The rural schools are institutions that attend, foremost, students who live in the rural areas. Therefore, they ask for a syllabus articulated to the specificities of the context in which they are. In order to attend the demands of the schools that are part of the Municipal Department of Education of Massaranduba, Santa Catarina, whether being or not rural schools, the Education Department of the city has been developing a continuing formation program, guided by the complex thinking, the transdisciplinary and ecoformation concepts. In the meetings held in the last three years, school administrators and teachers at each school designed and applied Creative Ecoforming Projects (CEP) [Projetos Criativos Ecoformadores (PCE)], valuing the articulation among the syllabus contents and the demands and potentialities of the local context, without, however, underestimate those projected globally. The Alto Luís Alves Municipal Elementary School, target of this research, is a multigrade rural school, bound to the referred Municipal Department of Education above, that takes part in the formation as well and develops a CEP annually. The resulting mobilization from this process collaborated to stimulate another perception of the school, underestimated times before because of its peculiarities. This research intended to amplify the benefits of this process, by means of redefining the syllabus of the cited education institution. Its aim was to structure a new transdisciplinary syllabus proposal to the rural school that works full time, evaluating its potential to the development of ecoforming pedagogical practices. Theoretically, the research was supported by the contributions of authors such as: Aires and Suanno (2018), Almeida (2018), Bezerra Neto (2016), Garbelini Neto and Silva (2019), Garske, Castilho and Cândido (2019), González Velasco (2017), Harrari (2020), Jesus (2006), Moraes (1996, 2004), Morin (2009, 2015, 2020), Petraglia (2008, 2013), Pupo (2018), Sá (2019), Santos (2019), Suanno (2010), Tonucci (2020), Torre (2005), Torre and Zwierewicz (2009), Zwierewicz (2014, 2017). Methodologically, the participant research was chosen, supported by documental, bibliographical, and exploratory researches and by qualitative approach. Three professionals, who are bound to the different sectors of the Municipal Department of Education of Massaranduba, Santa Catarina, took part in the studies, e.g.: two past and one present professors of the Program of Post-Graduation Professional Master of Elementary Education – PPPMEE of Alto Vale do Rio do Peixe University – UNIARP [Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP], whom evaluated the proposed document, observing its proximity to the transdisciplinary perspectives and its potential to stimulate the ecoformation. During the data collection, the following researching instruments were used: i) a form to register the results of the analysis of the report that the referred school has about the demands shown by the families; ii) a form to register the contributions of the researches correlated to the elaboration of the syllabus proposal and to the legal demands; iii) a questionnaire on the evaluation of the elaborated proposal. As a result, an educational product is presented with a syllabus focused on the relations that the student establishes with him/herself, with others and their surroundings composed by a systematization of epistemological basis of reference to the transdisciplinary syllabus proposed, one organizing thinking to the first years and some mobilizing conditions to each of the years that compose the first phase of Elementary Education, justified by the potential that they offer to articulate content and reality and dynamize an education that is committed to life. Key words: Elementary Education. Rural school. Syllabus. Transdisciplinarity. Ecoformation


Ano:

2021


Páginas:

91


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2792
PDF:
Download

Indexado em: agosto 22, 2022
Cursos Associados:
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação