Doniria Borges Padilha
Ludimar Pegoraro
Não Informado
A presente pesquisa teve como objetivo analisar se as práticas pedagógicas direcionadas às crianças de 4 e 5 anos, alocadas nas escolas de Ensino Fundamental, estão adequadas e contemplam as interações e as brincadeiras como eixos norteadores da organização curricular, conforme o estabelecido nas DCNEI/2010 e na Lei 12.796/13. A metodologia utilizada para realização desta pesquisa é do tipo qualitativa de cunho interpretativo, desenvolvida por meio de um estudo de caso, apoiado pelas pesquisas bibliográfica e documental. A pesquisa de campo realizou-se em duas escolas situadas na cidade de Caçador, SC, onde foram desenvolvidas as observações indiretas. Na coleta de dados, utilizaram-se as técnicas de observação indireta, entrevista semiestruturada, registros fotográficos e anotações diárias. O estudo demonstra que as instituições escolares, ainda, não contemplam todos os quesitos necessários para um atendimento humanizado das crianças na faixa etária de 4 e 5 anos. A locação das crianças nas escolas de Ensino Fundamental, embora exista um esforço coletivo dos docentes para o melhor atendimento, não contempla a legislação pertinente.
Não Informado
2017
Não Informado