Título da Dissertação:

CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA NA ABORDAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL CAÇADOR – SC 2018


Autores:

ANDERSON MINOSSO


Orientadores:

ANDRÉ TREVISAN


Palavras-Chave:

1.Tecnologias de Comunicação e Informação. 2.Ensino e aprendizagem de Função Quadrática. 3. Seres-Humanos-Com-Mídias. 4. Software GeoGebra.


Resumo:

A presente investigação tem como objetivo identificar e compreender como estudantes do 9° Ano do Ensino fundamental constroem conhecimento sobre Função Quadrática quando se insere nos processos de ensino e aprendizagem o software GeoGebra, caracterizando o processo por meio da criação de um canal no Youtube (Produto Educacional). Esta pesquisa está pautada no pressuposto qualitativo, de caráter interpretativo na própria prática pedagógica (pesquisa-ação). O cenário para investigação e constituição de dados foi as aulas de Matemática do 9° Ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada do Estado de Santa Catarina. Durante as aulas foram explorados através do software GeoGebra, qual o seu papel na construção do conhecimento acerca de Função Quadrática, tendo o professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Durante as aulas foi explorado no software qual o comportamento da Função Quadrática quando se altera seus coeficientes e qual o significado de cada um deste para o comportamento da função no plano cartesiano. Além disso foi também explorado juntamente com os estudantes a análise e interpretação de situações-problemas que envolvessem o comportamento de uma Função Quadrática. Ao termino das aulas de aplicação e manuseio do software GeoGebra os estudantes responderam o questionário online que gerou a análise crítica desta dissertação. A fundamentação teórica que norteou a pesquisa foi baseada nas perspectivas relacionadas ao ser-humanos-com-mídias (S-H-M), concepção de Borba e Villarreal (2005), desenvolvida no seu livro intitulado como “Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization”. Através desta análise foi possível observar a eficácia e a importância que o software GeoGebra desempenha para a construção do conhecimento matemático, pois este é dinâmico, lúdico e de fácil manuseio além de ser de código fonte livre disponível para qualquer sistema operacional. Palavras-chave: Tecnologias de Comunicação e Informação. Ensino e aprendizagem de Função Quadrática. Seres-Humanos-Com-Mídias. Software GeoGebra.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2019


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=888
PDF:
Download

Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação