Título da Dissertação:

COCRIAÇÃO DE UM PROJETO CRIATIVO ECOFORMADOR: DAS DEMANDAS LOCAIS À AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


Autores:

ALINE NATALY WOLF KOSTESKI


Orientadores:

Dra. Marlene Zwierewicz – PPGEB – UNIARP (Presidente da Banca/ Orientadora)


Palavras-Chave:

Educação Básica; Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; Projetos Criativos Ecoformadores; Transdisciplinaridade; Ecoformação


Resumo:

A área educacional sofre metamorfoses influenciadas por transformações externas e por movimentos realizados no próprio interior do contexto escolar. Para que nessa via de duplo sentido possam assumir sua função de instaurar o bem viver defendido por Morin (2015a), as instituições de ensino encontram, na trandisciplinaridade e na ecoformação, possibilidades para transitar de práticas pedagógicas atomizadas e descontextualizadas a perspectivas comprometidas com as demandas locais e globais. A metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) tem se constituído em uma das vias metodológicas para essa transição, por isso sua definição como objeto de estudo desta pesquisa. Tendo como referências conceituais a transdisciplinaridade e a ecoformação, esta pesquisa objetiva sistematizar um PCE elaborado mediante um processo de coocriação com participação de docentes da EMEIEF Fruma Ruthenberg, da Rede Municipal de Ensino de União da Vitória, Paraná, destacando sua proximidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2016). A pesquisa tem sua base epistemológica assentada em autores como Gatti (2014, 2017), Imbernón (2016), Iza et al. (2014), Nicolescu (2014, 2018), Nóvoa (2000, 2017, 2019), Morin (2011, 2015a, 2015b, 2018), ONU (2015), Pineau (2004), Torre e Zwierewicz (2009), Zwierewicz et al. (2020a, 2020b). Metodologicamente, o estudo se caracteriza por uma pesquisa participativa de abordagem qualitativa, apoiada pelas pesquisas exploratória, documental e bibliográfica. Participaram da elaboração da proposta, além da pesquisadora responsável pelo estudo, oito docentes em atuação no lócus da pesquisa. Quanto à coleta de dados, utilizaram-se quatro instrumentos: um questionário para conhecer percepções e demandas dos docentes da EMEIEF Fruma Ruthenberg em relação ao planejamento do ensino; um roteiro para identificar ODS compatíveis com o PCE previsto; um roteiro para aproximar os indicadores de Telegen (2019) ao PCE previsto; um roteiro para o processo de cocriação do PCE. Como resultados, sistematiza-se um PCE em forma de um produto educacional valorizador de uma educação comprometida com a vida e construído mediante um processo de cocriação. Ao partir do contexto e se vincular a emergências planetárias implícitas em quatro ODS selecionados para a proposta, o PCE articula conhecimentos previstos no planejamento da escola com aquilo que está através e além dos componentes curriculares, priorizando que, na relação com a natureza, os estudantes possam potencializar relações de bem viver com eles próprios e com os outros. Palavras-chave: Educação Básica; Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; Projetos Criativos Ecoformadores; Transdisciplinaridade; Ecoformação


Abstract:

The education area undergoes metamorphoses that are influenced by external transformations and movements done inside the very own school context. In order to undertake its function of establishing the well living defined by Morin (2015a) in this double sense via, the institutions of education find in the transdisciplinary and ecoformation the possibilities to transit from atomized and decontextualized pedagogical practices to perspectives that are commited to the local and global demands. The Ecoforming Creative Projects (ECP) [Projetos Criativos Ecoformadores (PCE)] methodology has been one of the methodological vias to this transition, therefore its setting as the object of study of this research. Having the transdisciplinarity and ecoformation as its conceptual references, this research aims to systematize an elaborated ECP through a co-creation process with the participation of professors from the EMEIEF Fruma Ruthenberg, the Municipal Education System of União da Vitória, Paraná, highlighting its proximity to the Sustainable Development Objectives (SDO) [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)] from the 2030 Agenda to the Sustainable Development (UN, 2016) [Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2016)]. The research has its epistemological basis settled in authors such as: Gatti (2014, 2017), Imbernón (2016), Iza et al. (2014), Nicolescu (2014, 2018), Nóvoa (2000, 2017, 2019), Morin (2011, 2015a, 2015b, 2018), UN (2015), Pineau (2004), Torre and Zwierewicz (2009), Zwierewicz et al. Methodologically, the study is characterized by a participative research of qualitative approach, supported by exploratory, documental and bibliographical researches. Eight professors in action in the locus of the research as well as the researcher in charge of the study took part in the elaboration of the proposal. Concerning the data collection, four instruments were used: a questionnaire to know the perceptions and demands of the professors from EMEIEF Fruma Ruthenberg in relation to the teaching planning; a guide to identify the compatible SDO with the expected ECP; a script to approximate the Telegen (2019) indexes to the expected ECP; a guide to the co-creation process of the ECP. With the results, an ECP is systematized in the form of an educational product that values the education commited to life and built through a co-creation process. From the context and the bond to the implicit planetary emergencies in four SDO seleted to the proposal, the ECP articulates the knowledge articulated to the school planning with that which is through and beyond the syllabus components, prioritizing that, in relation to nature, the students can potentialize relationships of well living with themselves and others. Keywords: Elementary Education; 2030 Agenda to the Sustainable Development; Ecoforming Creative Projects; Transdisciplinary; Ecoformation.


Ano:

2021


Páginas:

98


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2795
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Indexado em: agosto 22, 2022
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