Título da Dissertação:

CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: PERTINÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA


Autores:

PATRÍCIA DE DEUS E SILVA


Orientadores:

Joel Haroldo Baade


Palavras-Chave:

1.Ciência. 2. Sociedade. 3. Analfabetismo científico. 4. Alfabetização científica. 5. Compromisso social. I. Baade, Joel Haroldo. II. Titulo.


Resumo:

Este trabalho tem por objetivo mostrar como a Ciência, enquanto parte integradora da vida social, acadêmica e profissional do indivíduo, pode fazer a diferença no processo de desenvolvimento. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre a história e o desenvolvimento da Ciência, bem como uma análise de como o conhecimento científico é difundido na sociedade. Nesse contexto, torna-se evidente uma preocupação, de ordem mundial, sobre a percepção e a compreensão em relação à Ciência, não somente no que diz respeito ao uso dos conhecimentos científicos, mas também em relação ao caminho por ela trilhado nos últimos tempos. Fazer Ciência e, com isso, construir conhecimento científico parece algo distante. Pesquisas realizadas no Brasil indicam uma realidade preocupante quanto ao letramento científico. Índices baixos, que evidenciam o analfabetismo científico, termo utilizado para caracterizar a dificuldade de aplicar, na solução de problemas corriqueiros do cotidiano, o conhecimento científico, são o resultado da pesquisa sobre o Índice de Letramento Científico (ILC). Após os resultados obtidos, deu-se destacada ênfase no que se denomina alfabetização científica, um direcionamento da alfabetização associado à capacidade de compreensão da Ciência e da Tecnologia. Por meio dessa, o indivíduo se apropria da cultura científica, o que possibilita a construção de uma visão crítica, uma postura inovadora, que reflete na maneira como ele interage com a sociedade. Algumas ações, na tentativa de aumentar esses índices, vêm sendo tomadas, como, por exemplo, uma nova reestruturação na educação básica com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A emergência de uma educação pautada na Ciência é fundamental para uma sociedade se desenvolver de forma íntegra, pautada na ética e na capacidade de compreensão do mundo. Palavras-chave: Ciência. Sociedade. Analfabetismo científico. Alfabetização científica. Compromisso social.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2019


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=928
PDF:
Download

Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação