Título da Dissertação:

CENÁRIOS ECOFORMADORES E CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO CRIATIVO ECOFORMADOR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE BEBÊS E DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS


Autores:

BEATRIZ ALVES DE OLIVEIRA


Orientadores:

Marlene Zwierewicz


Palavras-Chave:

1. Educação Infantil 2.Desenvolvimento integral. 3.Projetos criativos ecoformadores.4. Cenários ecoformadores. I. Zwierewicz, Marlene. II TITULO.


Resumo:

Mudanças profundas caracterizam a realidade atual e desafiam as escolas e os profissionais que nelas atuam a superar o ensino fragmentado e descontextualizado que se capilarizou no contexto brasileiro, juntamente com a expansão na oferta de escolas, ocorrida no decorrer do século XX. Motivado pelo interesse no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, capazes de superar o distanciamento entre teoria e prática e entre o currículo e a realidade local e global, esta pesquisa objetivou avaliar o potencial de um Projeto Criativo Ecoformador (PCE) articulado aos campos de experiência para o desenvolvimento integral de bebês e de crianças bem pequenas que frequentam o Centro Municipal de Educação Infantil Elmar Pereira Rosa, de Caçador, Santa Catarina. Por constituir uma pesquisa-ação, o estudo também envolveu a pesquisa documental e priorizou a abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de: um roteiro para análise de projetos desenvolvidos em outras instituições de ensino, visando à compilação de ideias adaptáveis ao PCE proposto nesta pesquisa; um roteiro de observação dos bebês e das crianças bem pequenas durante a intervenção para acompanhar o protagonismo na exploração dos cenários ecoformadores e materiais não estruturados, além de analisar as condições que as atividades ofereciam à formação integral; e um questionário aplicado aos pais e/ou aos responsáveis para conhecer sua percepção sobre o desenvolvimento das crianças. Participaram do estudo 16 bebês e crianças bem pequenas e sete pais e/ou responsáveis. O estudo comprovou a contribuição do PCE para o desenvolvimento integral, detectando-se avanços nos cinco campos de experiência. Dos 50 conceitos mais frequentes identificados nos registros dos pais e/ou responsáveis, 31,6% vinculam-se ao campo de experiência ‘Eu, o outro e o nós’ e 26,33% ao campo de experiência ‘Escuta, fala, pensamento e imaginação’, demonstrando terem sido os mais influenciados pelo PCE. Em relação ao protagonismo em decisões, envolvendo o uso de materiais não estruturados e de vivências em cenários ecoformadores detectaram-se conceitos como ‘autonomia’, ‘independente’, ‘explora’, realizar’, ‘conta’, ‘faz’ e ‘sabe’. O estudo deu continuidade às pesquisas sobre PCE que vêm sendo desenvolvidas na Linha 2 ‘Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente’, entre as quais, Felipus (2019), Hoffmann (2019) e Telegen (2019). Ao apresentar um produto educacional no formato de um PCE comprometido com o desenvolvimento integral, devidamente aplicado e avaliado, esta pesquisa atende às demandas do Mestrado Profissional em Educação Básica, sendo que o mesmo poderá ser explorado em outras instituições de Educação Infantil, desde que se considere o contexto local. Palavras-chave: Educação Infantil, Desenvolvimento integral, Projetos Criativos Ecoformadores, cenários ecoformadores.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2020


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=936
PDF:
Download

Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação