Título da Dissertação:

CATÁLOGO DE ORIENTAÇÃO SOBRE QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E DE GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS – COAERP


Autores:

ELIANE BALDO


Orientadores:

Prof. Dr. Levi Hülse


Palavras-Chave:

: Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE. Políticas Públicas, Nutrição Infantil, Merenda Escolar


Resumo:

O papel da alimentação na promoção da saúde, proteção contra doenças e desenvolvimento físico e psíquico é indiscutível. A alimentação inadequada em etapas precoces da vida acarreta consequências na vida adulta. Pela relevância da alimentação na infância, o Brasil criou um programa de alimentação escolar, com objetivo de evitar a desnutrição e desenvolver o hábito de uma alimentação saudável, visando a redução da obesidade observada facilmente na atualidade. Denominado Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Brasil hoje é reconhecido mundialmente pela abrangência e qualidade dessa política pública fundamental em um país de grandes dimensões e de expressiva desigualdade social. Este estudo teve por objetivo estruturar um catálogo sobre alimentação escolar, com base nos resultados da análise dos processos de aquisição, armazenamento e distribuição dos gêneros alimentícios nos Centros de Educação Infantil da cidade de Videira, SC, no atendimento da qualidade da alimentação prevista nos objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e no compromisso de utilização adequada de verbas públicas. O estudo se caracterizou por uma pesquisa exploratória, apoiada pelas pesquisas bibliográfica, documental e pela abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da observação direta e análise documental. Constatou-se que existem alimentos com datas próximas ao seu vencimento nos depósitos escolares, uma quantidade preparada que não condiz com o número de estudantes alimentados, desperdícios de sobras da merenda em lixeiras após as refeições e falta de consenso das instituições de Educação Infantil quanto à oferta dos nutrientes disponibilizados nos lanches oferecidos, sendo que algumas propiciam oferta calóricoproteica acima do valor recomendado em cardápio por nutricionistas. Observou-se, também, por meio de uma avaliação nutricional que existe um índice de sobrepeso preocupante entre as crianças que frequentam os CEMEIS. Diante do exposto sugerese um acompanhamento mais rígido com a finalidade de evitar excessos ou deficiências na dieta, além de evitar o desperdício de recursos públicos. Aponta-se a necessidade de se estudar, junto com os gestores das instituições de Educação Infantil, mecanismos para melhorar a distribuições e consumo dos alimentos escolares, visando a promoção da saúde e a destinação adequada dos recursos públicos implicados na sua aquisição. Por isso, o produto educacional proposto se constitui em um Catálogo de Orientação sobre Qualidade da Alimentação Escolar e de Gestão dos Recursos Públicos - COAERP. Além de colaborar com os processos de aquisição, armazenamento e distribuição dos gêneros alimentícios na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Videira, a proposta pode servir de referência para as outras etapas da Educação Básica, tanto deste como de outros municípios. Palavras-chave: Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE. Políticas Públicas. Nutrição Infantil. Merenda Escolar


Abstract:

The role of food in health promotion, protection against disease and physical and psychological development is indisputable. Inadequate nutrition in early life has consequences for adult life. Due to the relevance of childhood food, brazil created a school feeding program, with the objective of avoiding malnutrition and developing the habit of healthy eating, aiming at the reduction of obesity that is easily observed today. Called the national school feeding program (pnae), brazil today is recognized worldwide for the scope and quality of this fundamental public policy in a country of large dimensions and expressive social inequality. This study aimed to structure a catalog on school feeding, based on the results of the analysis of the processes of acquisition, storage and distribution of foodstuffs in the early childhood education centers of the city of videira, sc, in order to meet the quality of the food provided for in the objectives the national school feeding program (pnae) and the commitment to use public funds appropriately. The study was characterized by exploratory research, supported by bibliographic, documentary research and a qualitative approach. Data were collected through direct observation and document analysis. It was found that there are foods with dates close to their maturity in school deposits, a quantity prepared that does not match the number of students fed, waste from school lunch leftovers after meals and lack of consensus among early childhood education institutions. Supply of nutrients available in the snacks offered, some of which provide a caloric-protein offer above the recommended value on the menu by nutritionists. It was also observed, through a nutritional assessment, that there is a worrying overweight index among children attending CEMEIS. In view of the above, stricter monitoring is suggested in order to avoid excesses or deficiencies in the diet, in addition to avoiding the waste of public resources. It points out the need to study, together with the managers of early childhood education institutions, mechanisms to improve the distribution and consumption of school foods, aiming at health promotion and the appropriate destination of the public resources involved in its acquisition. For this reason, the proposed educational product constitutes a catalog of guidance on quality of school meals and management of public resources - coaerp. In addition to collaborating with the processes of acquisition, storage and distribution of foodstuffs in early childhood education in the municipal education network of videira, the proposal can serve as a reference for the other stages of basic education, both in this and in other municipalities. Keywords: National School Feeding Program PNAE. Public Policies. Child Nutrition. School lunch


Ano:

2020


Páginas:

138


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Indexado em: agosto 9, 2022
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