ADRIANO SANTOS
CIRCE MARA MARQUES
1. Técnica do Cartoon. 2. Artes plásticas. 3. Múltiplas linguagens. 5. Desenho I. Marques, Circe Mara. II. TITULO.
Este estudo trata da linguagem do desenho e da técnica do cartoon para crianças. A questão mobilizadora da pesquisa consistiu em saber de que modo a técnica do cartoon pode contribuir no processo criativo da linguagem do desenho das crianças do ensino fundamental l. O estudo qualitativo consistiu em uma pesquisa-ação e foi desenvolvido em uma escola privada em Videira – SC, envolvendo a participação de cinco crianças de oito a onze anos, matriculadas no Ensino Fundamental I. Teve como objetivo a produção de um vídeo pedagógico para ensino da técnica de cartoon para crianças. Os dados foram produzidos a partir de cinco encontros, com duração de cinquenta e cinco minutos, cada um. Os resultados mostraram que a aprendizagem da técnica contribuiu para que todos os participantes da pesquisa aprimorassem seus desenhos. Esse aprimoramento foi percebido em diferentes dimensões, entre elas: a firmeza no traçado de linhas retas e curvas; cuidados com relação à proporção entre as partes do corpo; representação de tronco e membros em linhas duplas; incorporação de partes omitidas anteriormente, como nariz, orelhas, mãos, pés; vestimentas variadas e com detalhes diversificados. O vídeo foi produzido com tradução para a linguagem LIBRAS e disponibilizado gratuitamente no canal do youtube. Nesse sentido, o produto dessa pesquisa de mestrado profissional em educação básica poderá possibilitar o aprendizado da técnica do cartoon, nas escolas e a quaisquer crianças interessadas, possibilitando o desenvolvimento criativo da linguagem do desenho na infância. Palavras- chave: Técnica do Cartoon; artes plásticas; multiplas linguagens; desenho.
Não Informado
2019
Não Informado