HILTON TOMAL
Anderson Antônio Mattos Martins, Ivanete Schneider Hahn
1. Gestão Universitária. 2. Educação Superior. 3. Avaliação da Educação Superior. 4. Times de Gestão de IES. 5. Governança Corporativa. 6. Teoria da Agência. I. Martins, Anderson Antônio Mattos. II. Hahn, Ivanete Schneider. III. Titulo.
A presente dissertação integra o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Dentro da perspectiva de desenvolvimento, aborda como tema macro a gestão de educação superior. Este estudo se destina levantar as características dos gestores dos centros universitários do Brasil e analisar se isso se reflete no desempenho de suas IES no IGC. Para atingir o proposto, esta dissertação seguiu os preceitos de uma pesquisa quantitativa, descritiva, sendo os dados coletados por meio de Pesquisa Documental, onde foi possível levantar informações relacionadas aos currículos de reitores e vicereitores de setenta e seis Centros Universitários Privados com Fins Lucrativos, relacionando-as as características relativas a identificação das IES, localização, seu desempenho no IGC, número de cursos, entre outros. Os principais resultados mostram que: (1) grande parte dos centros universitários localizam-se nas regiões Sul e Sudeste; (2) maior parte dos reitores possuem título acadêmico de doutorado (e quase todos de mestrado); (3) a presença de mulheres nos times de gestão das universidades melhora o desempenho na avaliação; (4) a área da graduação e da titulação maior serem em Ciências Sociais Aplicadas melhoram o desempenho na Avaliação; (5) maior parte dos reitores possuem mais de 20 anos de experiência universitária e mais de 10 anos de experiência na gestão universitária. Palavras-chave: Gestão Universitária. Educação Superior. Avaliação da Educação Superior. Times de Gestão de IES. Governança Corporativa. Teoria da Agência
Não Informado
2020
Não Informado