Título da Dissertação:

BRINCADEIRAS COMO ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APONTAMENTOS SOBRE PROJETO CRIATIVO ECOFORMADOR


Autores:

EMANUELLE MARTINS DE SOUZA


Orientadores:

Vera Lúcia Simão


Palavras-Chave:

.Educação infantil.2. Desenvolvimento integral da criança. 3.Conceitos didáticos. 4. Brincar. I. Simão, Vera Lúcia. II. TITULO


Resumo:

Tendo em vista o desenvolvimento integral da criança, essa pesquisa busca saber quais seriam as contribuições dos conceitos didáticos do PCE para o Desenvolvimento Integral da criança em um Centro Municipal de Educação Infantil da Rede de Ensino de Caçador-SC. A fim de alcançar o objetivo geral dessa pesquisa, que consiste em apresentar brincadeiras como estratégias educativas para educação infantil pautado nos direitos de aprendizagem da criança, bem como nos objetivos de aprendizagem de acordo com os campos de experiência preconizados pela BNCC e nas contribuições dos conceitos didáticos do PCE, traçamos todo percurso metodológico e científico necessário, desde pesquisa bibliográfica junto a autores quanto ao tema e documentos oficiais. Para o levantamento de dados dessa pesquisa, foram analisados os planejamentos de onze professoras de Maternais I do Cmei Marinei Aparecida Lopes, e observadas as práticas pedagógicas de cada professora. Quanto à Metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa. E ainda, a apresentação de brincadeiras como estratégia educativa para o desenvolvimento integral da criança, extraídas dos sites IPA-Brasil e Território Brincar, este figurando o produto educacional dessa pesquisa, agrupados paralelamente aos direitos de aprendizagem, objetivos de aprendizagem, campos de experiência e conceitos didáticos do PCE. Palavras-Chave: Educação Infantil. Desenvolvimento Integral da Criança. Conceitos Didáticos. Brincar.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2020


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=956
PDF:
Download

Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação