MILENE SANTOS COELHO DE SOUZA
Ludimar Pegoraro
1. Educação Básica .2. Autoavaliação institucional. .3. Gestão democrática. 4. Escola Pública. I. Marques, Circe Mara. II. TITULO.
Esta dissertação faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica, Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação, da Universidade Alto Vale Rio do Peixe (UNIARP), de Caçador, Santa Catarina. O tema central do trabalho é sobre a autoavaliação institucional e é resultado de pesquisa bibliográfica, documental e de trabalho de intervenção numa escola de Educação Básica. A intervenção acompanha a temática central do trabalho e foi realizado na Escola Dom Orlando Dotti, vinculada à rede pública estadual, no município de Caçador, Santa Catarina. Fazem parte do suporte teórico das análises, dando conta dos objetivos propostos, autores que discutem esta temática, dentre os quais destacamos: Lück; Brandalise; Antunes; Afonso; Dias Sobrinho; Gadotti; Grochoska; Libâneo; Luce; Nóvoa; Paro; Veiga; Oliveira, entre outros. A metodologia adotada se caracteriza pela pesquisa teórico-metodológica, centrada na pesquisa-ação e apoiada na pesquisa documental. Tendo como direcionamento abordagens qualitativa e quantitativa. No trabalho de campo, os dados foram coletados em documentos da instituição pesquisada e por meio de um questionário, aplicado a 587 sujeitos. A seleção dos referidos sujeitos foi realizada por meio da amostragem estratificada, condição que possibilitou a participação de representantes de seis segmentos da comunidade escolar interna e externa. A articulação entre conhecimentos construídos a partir da prática da autoavaliação da escola e os conhecimentos do campo da teoria da avaliação institucional permitiram contextualizar os limites e as possibilidades desta ação no cotidiano escolar. Além do diagnóstico da realidade da escola, a pesquisa possibilitou a definição de etapas que possibilitaram a realização de um processo de autoavaliação participativa e a disponibilização de um instrumento de autoavaliação que poderá ser utilizado sistematicamente pela escola. Autoavaliar institucionalmente é um trabalho que exige muita dedicação, entretanto, é necessário para que a instituição consiga se desenvolver atendendo pelo seus objetivos e finalidades. Palavras-chave: Educação Básica. Autoavaliação Institucional. Gestão Democrática. Escola Pública.
Não Informado
2019
Não Informado