Título da Dissertação:

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA


Autores:

MILENE SANTOS COELHO DE SOUZA


Orientadores:

Ludimar Pegoraro


Palavras-Chave:

1. Educação Básica .2. Autoavaliação institucional. .3. Gestão democrática. 4. Escola Pública. I. Marques, Circe Mara. II. TITULO.


Resumo:

Esta dissertação faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica, Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação, da Universidade Alto Vale Rio do Peixe (UNIARP), de Caçador, Santa Catarina. O tema central do trabalho é sobre a autoavaliação institucional e é resultado de pesquisa bibliográfica, documental e de trabalho de intervenção numa escola de Educação Básica. A intervenção acompanha a temática central do trabalho e foi realizado na Escola Dom Orlando Dotti, vinculada à rede pública estadual, no município de Caçador, Santa Catarina. Fazem parte do suporte teórico das análises, dando conta dos objetivos propostos, autores que discutem esta temática, dentre os quais destacamos: Lück; Brandalise; Antunes; Afonso; Dias Sobrinho; Gadotti; Grochoska; Libâneo; Luce; Nóvoa; Paro; Veiga; Oliveira, entre outros. A metodologia adotada se caracteriza pela pesquisa teórico-metodológica, centrada na pesquisa-ação e apoiada na pesquisa documental. Tendo como direcionamento abordagens qualitativa e quantitativa. No trabalho de campo, os dados foram coletados em documentos da instituição pesquisada e por meio de um questionário, aplicado a 587 sujeitos. A seleção dos referidos sujeitos foi realizada por meio da amostragem estratificada, condição que possibilitou a participação de representantes de seis segmentos da comunidade escolar interna e externa. A articulação entre conhecimentos construídos a partir da prática da autoavaliação da escola e os conhecimentos do campo da teoria da avaliação institucional permitiram contextualizar os limites e as possibilidades desta ação no cotidiano escolar. Além do diagnóstico da realidade da escola, a pesquisa possibilitou a definição de etapas que possibilitaram a realização de um processo de autoavaliação participativa e a disponibilização de um instrumento de autoavaliação que poderá ser utilizado sistematicamente pela escola. Autoavaliar institucionalmente é um trabalho que exige muita dedicação, entretanto, é necessário para que a instituição consiga se desenvolver atendendo pelo seus objetivos e finalidades. Palavras-chave: Educação Básica. Autoavaliação Institucional. Gestão Democrática. Escola Pública.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2019


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=981
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Indexado em: maio 27, 2021
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
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