Título da Dissertação:

ATRIBUIÇÕES DO ESPECIALISTA EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS NO ESPAÇO EDUCATIVO: DA ARTICULAÇÃO À AÇÃO PEDAGÓGICA


Autores:

SUZANA DE OLIVEIRA DAMER


Orientadores:

Dr. André Trevisan (UNIARP) (Orientador)


Palavras-Chave:

Especialista em Assuntos Educacionais. Articulação. Contribuições. Atribuições


Resumo:

A função Especialista em Assuntos Educacionais (EAE) tem oscilado no decorrer da história da educação brasileira e converge com as políticas educacionais vigentes em cada período. A presente pesquisa teve como foco a função referido profissional, sob a ótica de autores que se dedicam à temática e por meio do confronto das atribuições deste profissional, determinadas no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Servidor Público Municipal de Caçador às indicadas no Projeto Político Pedagógico de uma escola pública do mesmo município. Seu objetivo foi elaborar uma proposta para definição da função do EAE como possibilidade para redimensionamento do documento que norteia a função sua função na rede pública municipal. Para atender o objetivo de apresentar como produto educacional atribuições do EAE, foram utilizados três tipos de pesquisa: a bibliográfica, a documental e a comparativa. As três etapas foram norteadas pela abordagem qualitativa. Essas opções possibilitaram sistematizar a percepção de diferentes autores sobre a função do EAE e analisar atribuições requisitadas na Rede Municipal de Ensino de Caçador aos profissionais que nela atuam. Na coleta de dados, foram utilizados dois tipos de fonte de pesquisa: as fontes de origem bibliográfica, compostas por livros, capítulos de livros e artigos científicos; são obras como de Chiavenato (2002), Di Palma (2008), Libâneo (1994), Mattei (2002), Placco (2014), Robbins (2006), Sergiovanni (1986), Valerien (2001) e Vieira (2013) e as fontes de origem documental, compostas pelo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Servidor Público Municipal de Caçador e pelo PPP de uma escola pública deste município, aqui nomeada como Escola X. Os resultados indicam a convergência de várias atribuições em ambos os documentos analisados, mas também a diferenciação em parte delas. Como dimensões para nortear um novo documento, indica atribuições relacionadas: à instituição de ensino, aos estudantes, à direção escolar, à elaboração do Regimento Escolar, à articulação, ao processo pedagógico e ao processo formativo. Palavras-chave: Especialista em Assuntos Educacionais. Articulação. Contribuições. Atribuições


Abstract:

The Specialist in Educational Affairs (EAE) function has oscillated throughout the history of Brazilian education and converges with the educational policies in force in each period. The present study focused on the professional function, from the point of view of authors who dedicate themselves to the theme and through the confrontation of the attributions of this professional, determined in the Plan of Positions, Careers and Salaries of the Municipal Public Servant of Caçador to those indicated in the Project Political Pedagogical of a public school of the same municipality. Its objective was to elaborate a proposal to define the function of the EAE as a possibility for resizing the document that guides the function its function in the municipal public network. In order to meet the objective of presenting EAE attributions as an educational product, three types of research were used: bibliographical, documentary and comparative. The three steps were guided by the qualitative approach. These options made it possible to systematize the perception of different authors about the EAE function and to analyze the assignments required in the Municipal Teachers' Education Network to the professionals who work in it. In data collection, two types of research sources were used: sources of bibliographic origin, composed of books, chapters of books and scientific articles; they are works like Chiavenato (2002), Di Palma (2008), Libâneo (1994), Mattei (2002), Placco (2014), Robbins (2006), Sergiovanni (1986), Valerien (2001) end Vieira (2013) and sources of documentary origin, composed by the Plan of Positions, Careers and Salaries of the Municipal Public Servant of Caçador and by the PPP of a public school of this municipality, here denominated as School X. The results indicate the convergence of several attributions in both documents analyzed, but also the differentiation in part of them. As dimensions to guide a new document, it indicates related attributions: to the educational institution, to the students, to the school management, to the elaboration of the School Rules, to the articulation, to the pedagogical process and to the formative process. Key words: Specialist in Educational Affairs. Articulation. Contributions. Assignments


Ano:

2019


Páginas:

50


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2776
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Indexado em: agosto 22, 2022
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