Título da Dissertação:

OS PRINCÍPIOS DE ECOFORMAÇÃO NA ATUAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE MASSARANDUBA: PROPOSTA FORMATIVA PARA ARTICULADORES PEDAGÓGICOS


Autores:

SANDRA CIANE PRAWUCKI MICHELUZZI


Orientadores:

Prof. Dr. Joel Haroldo Baade


Palavras-Chave:

Ecoformação, Criança, Infância, Educação Infantil, Protagonismo, Complexidade, Transdisciplinaridade.


Resumo:

A Rede Municipal de Educação de Massaranduba fundamenta-se nos princípios da ecoformação, implantada desde 2018, e vem apresentando resultados, ainda como parte de um processo em desenvolvimento e, por isso, necessita de apoio para a sua continuidade e efetivação. Assim, esta pesquisa objetiva elaborar uma proposta formativa construída com base nos conceitos da ecoformação e nas demandas detectadas na percepção dos professores, dos auxiliares e dos articuladores pedagógicos, visando ao aperfeiçoamento e à efetivação do Programa de Ecoformação por meio de um processo de avaliação colaborativo e sua sistematização para posterior utilização como apoio em formações continuadas em Centros de Educação Infantil (CEIs), vinculados à Rede Municipal de Massaranduba. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa e objetivo exploratóriodescritivo. Utilizam-se, como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, um questionário semiestruturado e uma entrevista não estruturada. A pesquisa resultou em um produto educacional na configuração de uma proposta formativa, construída coletivamente com os sujeitos da pesquisa, que atende às demandas dos profissionais educacionais locais. A pesquisa desenvolveu no contexto do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP, na sua linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação, que possibilitou a potencialização dos conceitos ecoformadores na formação continuada dos professores, especialmente no sentido de colaborar para práticas pedagógicas que favorecessem a formação desfragmentada e contextualizada. Palavras-chave: Ecoformação, Criança, Infância, Educação Infantil, Protagonismo, Complexidade, Transdisciplinaridade.


Abstract:

The Municipal Education Network of Massaranduba is based on the principles of ecotraining, implemented since 2018, and has been showing results, still as a part of a developing process and therefore needs support for the its continuity and effectiveness. Thus, this research aims to elaborate a proposal training based on ecoforming concepts and demands detected in the perception of teachers, assistants and articulators educational activities, aiming at the improvement and effectiveness of the Ecoformation through a collaborative assessment process and its systematization for later use as support for continued training in Child Education Centers (CEIs), linked to the Municipal Education Network Massaranduba. It is an action research with a qualitative approach and exploratory-descriptive objective. As instruments of data collection, bibliographic research, a semi-structured questionnaire and an interview not structured. The research resulted in an educational product in the configuration of a formative proposal, built collectively with the research subjects, that meets the demands of local educational professionals. The research developed in the context of the Professional Master's Program in Basic Education of UNIARP, in its line of research Public Policies and Education Management, which enabled the potentialization of ecoformators concepts in continuing education of teachers, especially in the sense of collaborating for pedagogical practices that favored defragmented and contextualized training. Keywords: Ecoformation, Child, Childhood, Early Childhood Education, Protagonism, Complexity, Transdisciplinarity.


Ano:

2021


Páginas:

129


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2768
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Indexado em: agosto 9, 2022
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