CINTHYA CIOLA DA COSTA SENKIV
Vera Lúcia Simão
Psicologia Escolar. 2. Educação. 3. Ecoformação.4. Transdisciplinaridade. I. Simão, Vera Lúcia. II. Título
Esta pesquisa insere-se na discussão relativa à inserção da psicóloga escolar na Educação Básica, visando contribuir para melhoria dos processos educativos, podendo auxiliar na melhoria da qualidade da escola. E para que isso ocorra, faz-se necessário compreender o histórico de como a Psicologia se desenvolveu, qual a sua importância sua trajetória e como ela vem se inserindo nas escolas. A Psicologia Escolar nasce da necessidade para auxiliar a Educação a se tornar mais efetiva no que diz respeito ao desenvolvimento e planejamento das práticas de ensino, como também para colaborar com o desenvolvimento pessoal, pois a atuação abarca desde a promoção de ambientes positivos, avaliação, intervenção, entre outros, sempre priorizando o estudante e seu bem-estar. Seu trabalho é importante à medida que sua atuação, juntamente com a ação pedagógica do professor, caminhe em direção ao sucesso integral do estudante, seja no aspecto cognitivo, emocional, social e pedagógico. Este estudo tem como objetivo investigar as contribuições da psicóloga escolar, pela ótica de profissional da educação, a partir da Ecoformação, nos processos de ensino, na compreensão dos professores da EMEIEF Clementina Lona Costa de União da Vitória - Paraná. Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa descritiva, apoiada pela pesquisa bibliográfica. Uma das características mais significativas das pesquisas descritivas é a utilização de técnicas padronizadas de geração de dados, como o questionário e a observação sistemática e a pesquisa bibliográfica, por meio de revisão da literatura sobre as principais teorias que norteiam o trabalho científico. Os docentes que participam do grupo focal, por fazerem parte da escola pesquisada, foram entrevistados a fim de percebermos as contribuições da psicóloga escolar como profissional da educação, a partir da Ecoformação, nos processos de ensino, valorizando todos os detalhes e expressões praticadas pelos professores durante o grupo focal. Os principais argumentos relatados das participantes do grupo focal foram: em relação à prática do psicólogo escolar até então desenvolvido. Contaram de que forma acreditam que deveriam ser os atendimentos aos alunos, bem como de algumas experiências na prática, com alunos que foram encaminhados para avaliação psicológica. Podendo perceber nos relatos, a insatisfação em relação aos trabalhos desenvolvidos por profissionais da psicologia. Assim, com organização de Seminário na escola investigada – pequena formação para utilização do instrumento de orientação das ações de interlocução dos professores e a psicóloga escolar (polinização) que foram indicadores de produto educacional delimitado por meio desta pesquisa, atendendo as premissas do Mestrado Profissional de oferecer à Educação Básica possibilidades para sua transformação. Palavras-chave: Psicologia Escolar. Educação. Ecoformação. Transdisciplinaridade.
Não Informado
2020
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