Título da Dissertação:

APLICABILIDADE DO CONHECIMENTO DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS PROPRIEDADES RURAIS


Autores:

SILVIA MARINA RIGO


Orientadores:

Cristina Keiko Yamaguchi


Palavras-Chave:

1. Agricultura familiar. 2.Desenvolvimento das propriedades rurais. 3. Inovação. I. Yamaguch, Cristina Keiko. II TÍTULO.


Resumo:

RIGO, Silvia Marina. Aplicabilidade do conhecimento dos egressos do curso técnico em agropecuária para o desenvolvimento das propriedades rurais. 2020. 62 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade, UNIARP, Caçador, 2020. As atividades agropecuárias da região oeste de Santa Catarina são caracterizadas pela predominância de propriedades familiares. A mecanização agrícola, as novas práticas de manejo e a crescente expansão da agroindústria forçam as pequenas propriedades rurais a buscarem formas de otimizar sua produtividade ou agregarem valor ao seu produto para manterem-se competitivas no mercado. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo descrever como o curso técnico em Agropecuária contribuiu para o desenvolvimento das propriedades rurais da Macrorregião Meio Oeste Catarinense. Os procedimentos metodológicos adotados foram: pesquisa aplicada, exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada com 26 egressos do curso de educação profissional subsequente de Técnico em Agropecuária que atuam nas propriedades rurais. Para a análise dos dados, foi utilizado o software QDA Miner Lite v 2.0.6. Dentre os resultados, destacaram-se as seguintes contribuições que o ensino técnico em agropecuária promoveu aos seus egressos: aumento da produtividade, promoção da permanência na propriedade rural e estímulo de novos investimentos, apontando essencialmente para a implementação de tecnologias e inovações no manejo como fatores decisivos e inter-relacionados ao bom desempenho da propriedade rural. O curso técnico agropecuário revelou-se como uma das razões da permanência de alguns jovens nas propriedades rurais, o que constitui dado relevante para a sociedade que enfrenta o êxodo rural em todas as regiões, devido à falta de oportunidades, de condições econômicas e sociais para a permanência dos jovens na agricultura familiar. A pesquisa pode ser replicada em outras regiões e em outros cursos que possuam a finalidade de formar profissionais, respeitando a realidade local e as demandas da comunidade, visando melhorar a qualidade do conhecimento dos produtores rurais, tornando-os mais competitivos em seus negócios. Sugere-se estudar a recepção do conhecimento por parte das famílias, a aceitação de novos métodos de trabalho, a diversificação da produção e a relação hierárquica do pai dentro das propriedades. Palavras-chave: Agricultura familiar. Desenvolvimento das propriedades rurais. Inovação.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2020


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=927
PDF:
Download

Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação