Título da Dissertação:

ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO E SEUS EFEITOS NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES


Autores:

PEDRO PAULO BARUFFI


Orientadores:

Ivanete Schneider Hahn


Palavras-Chave:

1. Desempenho Escolar. 2. Ensino Médio. 3.I. Jovens. II. TITULO.


Resumo:

Este estudo se destinou a analisar a infraestrutura das escolas públicas de Ensino Médio e seus reflexos no ensino-aprendizagem dos estudantes. Como objetivos foram destacados: levantar os elementos da infraestrutura física das escolas e classificá-los em níveis; obter informações sobre o ensino-aprendizagem das escolas da amostra, por meio das notas auferidas no ENEM nos anos de 2012 a 2017; diagnosticar elementos da infraestrutura que melhoram o ensino-aprendizagem das escolas da amostra. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas com os 12 diretores das escolas públicas de Ensino Médio de nos municípios de Caçador, Calmon, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa e Rio das Antas. Além disso foi realizado um levantamento de informações em documentos públicos sobre os resultados das escolas no ENEM, e também foram feitas visitas in loco. As variáveis estudadas foram: Os resultados mostraram que: (1) do total de 14 escolas, duas apresentam infraestrutura avançada, oito apresentam infraestrutura adequada e duas apresentam infraestrutura básicas; (2) Sobre o Enem, verificou-se que há uma baixa participação dos estudantes na grande maioria das escolas e somente duas escolas tiveram participação em todos os anos que integravam a pesquisa. Os dados mostram que o desempenho das escolas públicas no ENEM está distante do resultados acompanhados pela média nacional. Foi possível observar que a classificação da infraestrutura da escola pouco consegue se relacionar com os resultados do ENEM, haja vista que as escolas com maiores resultados estão classificadas com infraestrutura adequada, enquanto que as escolas com infraestrutura avançada amargam em algumas áreas do conhecimento péssimos resultados; (3) não foi possível estabelecer conjuntos, mas houve um consenso no que se refere ao papel do professor como mediador do conhecimento, para que de fato a infraestrutura represente um fator determinante no resultado do ensino-aprendizagem; (4) foi possível observar que escolas dispõe de muitas dificuldades o gestor é a pessoa que na grande maioria conhece grande parte das dificuldades e dos desafios enfrentados. Por fim, cabe evidenciar que embora grande parte dos diretores apontaram a infraestrutura como determinante para o processo ensino aprendizagem, fica muito claro que são as metodologias, os professores e as práticas pedagógicas auxiliadas a infraestrutura que fazem a diferença. Palavras-chave: Desempenho Escolar. Ensino Médio. Espaço Escolar. Jovens.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2019


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=897
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Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade
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