Título da Dissertação:

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIGUAÇU – PR.


Autores:

CLEUSA REGIANE STCHUK FIGUEIRA


Orientadores:

Joel Haroldo Baade


Palavras-Chave:

1.Metodologias ativas. 2. Ensino Superior. 3. Inovação. 4. Prática pedagógica. 5. Tecnologias Digitais. I. Baade, Joel Haroldo. II TITULO.


Resumo:

O presente estudo visa entender e conhecer as metodologias de ensino aplicadas no Curso de Engenharia Civil das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu – Uniguaçu, bem como identificar dificuldades encontradas pelos discentes e docentes no uso destas metodologias. Apresenta na base teóricos como Mattos, Rossato, Souza, Saviani, Libâneo, Fausto, entre outros. O estuda justifica-se através da importância da aplicação e inovação dos métodos no ensino superior em particular no curso de Engenharia Civil da Uniguaçu, visto a necessidade de repensar as metodologias educacionais e trazer à tona o prazer de aprender. Quanto aos aspectos metodológicos, constituiu-se através do processo de investigação bibliográfica, documental e pesquisa de campo, em que se mescla aspectos quantitativos e qualitativos no processo de análise dos dados. A coleta de dados empíricos se deu mediante a aplicação de questionários a discentes e docentes no intuito de conhecer os seus pontos de vista em relação ao emprego das metodologias ativas e a contribuição destas nos processos de formação pessoal e profissional dos estudantes. Inicialmente, o estudo desenvolve uma teorização acerca da trajetória histórica do Ensino Universitário no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais. Em seguida, descreve os métodos utilizados, conceituando as diferentes metodologias ativas aplicadas no ensino superior, procurando identificar o papel das universidades, dos docentes e dos discentes no processo de implementação das metodologias ativas. Por fim, com base nos resultados analisados, compreende que são necessários sucessivos investimentos em formação continuada para que o docente se sinta mais seguro para inovar seus métodos, além da necessidade de renovação em todas as esferas educacionais visto que a proatividade de discentes é um dos principais pontos para efetivação das metodologias ativas. Palavras Chave: Metodologias Ativas. Ensino Superior. Inovação. Prática pedagógica. Tecnologias Digitais.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2020


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=917
PDF:
Download

Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação