Título da Dissertação:

ADRIANA DA SILVA FERREIRA DE OLIVEIRA


Autores:

ADRIANA DA SILVA FERREIRA DE OLIVEIRA


Orientadores:

Profa. Dra. Vera Lúcia Simão (orientadora) – PPGEB/UNIARP


Palavras-Chave:

Cenários ecoformadores itinerantes, Leitura, Desenvolvimento da criatividade, Encantamento pela leitura, Ensino fundamental I.


Resumo:

Esta pesquisa apresenta como objetivo estruturar cenários ecoformadores itinerantes para o encantamento pela leitura e o desenvolvimento da criatividade de estudantes da turma do 5º Ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública da cidade de Caçador. Seu aporte teórico pauta-se em Morin, (2000), (2004); Moraes, (2018); Torre, (2008), (2019); Zwierewicz, Silva, Simão, (2018), Soares, (2019), Solé, (1998); Cosson, (2006), (2021). Sua base metodológica prioriza a Estratégia de Investigação, Investigação-ação de Natureza Qualitativa, sendo apoiado na pesquisa documental e tendo como técnicas grupo focal e análise documental. Os instrumentos para a coleta de dados contou com um guião de entrevista para o grupo focal e diário de aula a partir da roteirização, baseado no referencial metodológico de Amado (2014). Participaram do estudo os estudantes com matrícula efetiva mediante apresentação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Como resultado da pesquisa, verificou-se ser possível o encantamento pela leitura e o desenvolvimento da criatividade por meio de estratégias pedagógicas que envolvam os estudantes em uma atmosfera de encantamento por meio de cenários ecoformadores itinerantes imaginativos. Palavras-chave: Cenários ecoformadores itinerantes. Leitura. Desenvolvimento da criatividade. Encantamento pela leitura. Ensino fundamental I.


Abstract:

This research aims to structure itinerant eco-training scenarios for the enchantment of reading and the development of creativity in students of the 5th year of Elementary School I of a public school in the city of Caçador. Its theoretical support is based on Morin, (2000), (2004); Moraes, (2018); Tower, (2008), (2019); Zwierewicz, Silva, Simão, (2018), Soares, (2019), Solé, (1998); Cosson, (2006), (2021). Its methodological basis prioritizes the Research Strategy, Action-Research of a Qualitative Nature, being supported by documentary research and using focal group and document analysis techniques. The instruments for data collection included an interview guide for the focus group and a class diary based on the script, based on the methodological framework of Amado (2014). Students with effective enrollment upon presentation of the Free and Informed Consent Form participated in the study. As a result of the research, it was verified that it is possible to be enchanted by reading and to develop creativity through pedagogical strategies that involve students in an atmosphere of enchantment through imaginative itinerant eco-training scenarios. Keywords: Itinerant eco-training scenarios. Reading. Creativity development. Enchantment for reading. Elementary School I


Ano:

2022


Páginas:

146


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=3415
Acesso ao Documento:

Para solicitar o acesso ao documento na íntegra entre em contato através do email: mestrado@uniarp.edu.br informado o código do documento:

https://acervo.uniarp.edu.br/?p=3415



Indexado em: outubro 4, 2023
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação