Título da Dissertação:

A ROTINA COMO PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E CRIATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Autores:

EDIA APARECIDA PACZTUCH


Orientadores:

Vera Lúcia Simão


Palavras-Chave:

Educação Infantil. 2 Rotina. 3. Desenvolvimento Integral. 4. Criatividade. I. Simão, Vera Lucia. II. TITULO


Resumo:

A maneira como a criança compreenderá as noções abstratas dependerá das experiências concretas por que passará desde a infância, pois o sentido que o indivíduo atribui a essas noções depende de sua sensibilidade e de suas eventuais deformações. A pesquisa intitulada “A Rotina como Promotora do Desenvolvimento Integral e Criativo e da Educação Infantil” teve por objetivo principal apresentar, como Produto Educacional, categorias pedagógicas para rotina na Educação Infantil como promotora do desenvolvimento integral e criativo das crianças dos CMEIs pertencentes à rede Municipal de Caçador-SC. A partir disso, destaca-se a questão problema “Como as categorias pedagógicas para rotina na Educação Infantil podem contribuir para o desenvolvimento integral e criativo das crianças da Educação Infantil?”. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica apoiada pela pesquisa documental e comparativa. Quanto à abordagem, priorizou-se a qualitativa em função de sua relevância para a coleta de dados compatíveis com o objetivo do estudo. A pesquisa ocorreu por meio de coleta de dados bibliográficos com base no objetivo da pesquisa, com levantamento sobre atividades pedagógicas apresentados pelo CBC com foco na rotina como promotora do desenvolvimento integral e criativo na educação infantil. Ao longo da pesquisa, abordaram-se, como aporte teórico, autores como Canivez (1998), Bujes (2001), Torre (2003), 2005, 2013), Torre e Pujol (2008, 2013), Nunes (2011), além de Documentos Oficiais como RCNEI (1998, vols. 1,2,3) e CBC (2019). Os resultados apontam possibilidades de estratégias para organização das rotinas como potencializadora do desenvolvimento integral na educação infantil baseada na criatividade, resultando em avanços nas práticas docentes. Palavras-chave: Educação Infantil. Rotina. Desenvolvimento Integral. Criatividade.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2020


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=959
PDF:
Download

Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação