Título da Dissertação:

A ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS DE BRINCADEIRA NO MATERNAL II: UMA EXPERIÊNCIA COM CAIXAS TEMÁTICAS


Autores:

LUCIANE CATARINA CARNEIRO


Orientadores:

Circe Mara Marques


Palavras-Chave:

1.Educação Infantil.2. Caixas Temáticas.3. Espaços. 4. Brincadeiras. I. Marques, Circe Mara. II. TITULO.


Resumo:

Este estudo trata da organização de espaços de brincadeiras na educação infantil. Objetivou organizar Caixas Temáticas a fim de potencializar a criação de espaços itinerantes de interações e de brincadeiras para/com as crianças de três anos de idade. A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizou-se em um Centro Municipal de Educação infantil (CMEI) de Caçador-SC, envolvendo a participação de quinze crianças de 3 anos na construção de seis caixas. O tema das caixas foi escolhido pelas próprias crianças participantes: Caixa da Casinha, Caixa do Salão de Beleza, Caixa de Ferramentas, Caixa do Berçário, Caixa do Parque e Caixa Surpresa. Durante a coleta de dados, possibilitou-se identificar os espaços preferidos pelas crianças, assim como suas brincadeiras favoritas, que resultaram no planejamento e na construção das Caixas Temáticas compostas de objetos e de brinquedos diversos coletados pelas crianças e pelas suas famílias. Esses materiais, produtos resultantes da pesquisa de mestrado profissional em educação básica, podem ser transportados a diferentes espaços do CMEI e explorados por crianças de diferentes turmas. Nesse sentido, o estudo conclui que as Caixas Temáticas são estratégias de organização de espaços que potencializam as interações e as brincadeiras, promovendo aprendizagens interdisciplinares na escola de educação Infantil. Palavras Chave: Educação Infantil. Caixas Temáticas. Espaços. Brincadeira.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2020


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=939
PDF:
Download

Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação