MAYARA MARIA ARIOTTI
Joel Haroldo Baade
1. Gestão democrática. 2. Gestão participativa. 3. Projeto Político Pedagógico 4. Educação infantil. I. Baade, Joel Haroldo. II. TITULO.
A presente dissertação tem como objetivo uma abordagem teórica e prática sobre a gestão escolar no campo da Educação Infantil. O estudo buscou enfocar a gestão como ponto central para o desenvolvimento de um Projeto Político Pedagógico no âmbito da Educação Infantil de Caçador, visando uma gestão democrática e participativa. Priorizando linhas de pensamento que ampliem a participação na tomada de decisão e nos encaminhamentos necessários. A construção coletiva de um Projeto Político Pedagógico é a possibilidade da quebra de paradigmas e a formação de valores constituídos em conjunto. O trabalho junto com as famílias, comunidade e escola deve ser uma via de mão dupla, visando uma educação para cidadania, galgando ao encontro dos mesmos objetivos trará resultados positivos e satisfatórios. A metodologia envolveu a pesquisa-ação, como uma abordagem qualitativa de análise dos instrumentos utilizados, como: roteiro de entrevista, questionário e roda de conversa. Conclui-se que a Gestão democrática é conditio sine qua non para a excelência educacional e que leve em consideração o conhecimento dos sujeitos do campo educacional, pensando em uma construção coletiva que interfere na quebra de paradigmas tradicional, sendo a construção de Projeto Político Pedagógico com a participação dos envolvidos, e descrito sobre as necessidades da instituição. Ao findar, a análise da proposta de ação é revista ponto a ponto, contemplado sugestões de mudanças e acertos. Palavras-chave: Gestão Democrática. Gestão Participativa. Projeto Político Pedagógico. Educação Infantil.
Não Informado
2019
Não Informado