Título da Dissertação:

A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR (SC)


Autores:

MARCIONE RODRIGUES NUNES


Orientadores:

CIRCE MARA MARQUES


Palavras-Chave:

1.Gamificação. 2. Formação continuada. 3. Ensino. 4. Educação básica. I. Marques, Circe Mara. II. Silva, Ezequiel Theodoro da. III.TITULO.


Resumo:

O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de gamificação que vem sendo aplicado em ambientes escolares e os seus princípios teóricos, além de apresentar a proposta de formação continuada realizada junto a professores da rede pública de educação do município de Caçador (SC). Este trabalho é o resultado de uma pesquisa qualitativa o processo de gamificação em sala de aula e envolveu a participação de doze professores de Caçador. O objetivo foi demonstrar aos professores uma ferramenta que pudesse “ajudar” no desenvolvimento das suas atividades, mostrando as possibilidades da utilização dos games e seus elementos em sala de aula e, ao mesmo tempo, trouxesse a realidade dos estudantes para o ambiente escolar. Os dados aqui apresentados foram obtidos a partir de questionários apresentados aos professores participantes e também dos debates realizados com os mesmos. As análises aqui apresentadas tiveram como aporte teórico textos escritos por quem pesquisou e escreveu tanto academicamente sobre o tema, como Huizinga (2001), Martins (2016) e Alves (2014), quanto por pessoas que tem relação com o processo degamificação, como Tasaka (2017), Sheffield (2013) e “Zezé” (2017). Os resultados são apresentados através das respostas dadas pelos professores aos questionários, bem como através da transcrição de algumas falas das participantes. A princípio, as conclusões que são apresentadas no encerramento desta dissertação apontam para a potencialidade da utilização da gamificação no processo de ensino e aprendizagem, a oportunidade que os professores têm de repensarem suas práticas em relação aos seus conhecimentos já consolidados, as possibilidades de articulação entre as diversas áreas do conhecimento e a oportunidade da construção conjunta de uma atividade gamificada entre professores e estudantes. Além das leituras sobre o tema (e das devidas reflexões), este trabalho apresenta, ainda, os resultados de um curso de formação continuada ofertado aos professores citados anteriormente. Palavras-chaves: Gamificação. Formação Continuada. Ensino. Educação Básica.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2019


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=975
PDF:
Download

Indexado em: maio 27, 2021
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação