Título da Dissertação:

A ARTE COMO MEIO DE HUMANIZAÇÃO E DE TRANSFORMAÇÃO DE SUJEITOS CONSCIENTES DE SUA PRÓPRIA REALIDADE


Autores:

JULLIE SELAU KOPPE


Orientadores:

Prof. Dr. Joel Cezar Bonin


Palavras-Chave:

Arte-Educação, Pertencimento, Arte-transformação.


Resumo:

Esta dissertação pretende despertar o sentimento de pertencimento e cuidado com o patrimônio público e escolar a fim de levar os alunos em situação de vulnerabilidade e conflito social a transformarem sua realidade local, trabalhando através de oficinas de (pintura, teatro, dança, música) o sentimento artístico com o fim de sensibilizar os alunos para o mundo escolar e social, criando um produto educacional capaz de oportunizar a replicação destas vivências artísticas em outros ambientes escolares trazendo uma reflexão no que diz respeito ao desenvolvimento da arte, bem como sua importância na Educação pela necessidade de um olhar humanizado no desenvolvimento de sujeitos, capazes de tornarem-se conscientes, transformadores e pertencentes do seu meio. Ao abordar o tema, percebemos que é necessário abrir um campo de reflexão sobre a importância da Arte e isto significa que é preciso tornála acessível a todos os sujeitos. Ao mesmo tempo, a Arte se mostra um caminho possível de modificação e transformação da própria história de vida das pessoas como mecanismo de superação e transformação da própria realidade. Faz-se uso da metodologia bibliográfica para o levantamento das obras que tratam deste tema; em seguida, se fez uso da pesquisa-ação, uma vez que se pretendeu que os sujeitos da pesquisa envolvam-se de modo participativo e cooperativo nas atividades propostas por meio de oficinas de Arte (Pintura, Dança, Música e Teatro). A abordagem foi qualitativa no sentido de considerar a relação entre o mundo e o sujeito. Dessa forma, o modo de coleta de dados foi descritivo pois pretendeu-se elencar os dados coletados em uma perspectiva crítica, tendo como finalidade, compreender a visão de mundo dos envolvidos com o mínimo de interferência possível. Os resultados apontaram sobre a necessidade da criação de projetos sociais que favoreçam o combate à violência de modo a envolver todos os integrantes da comunidade escolar nesse intento. Não obstante, enfatiza-se que o desenvolvimento da atividade obteve êxito no sentido de promover a inclusão social e de ampliar a visão para um ensino mais interdisciplinar e coligado com a vida cotidiana dos estudantes envolvidos no projeto, o que pode ser conferido nos depoimentos. Palavras-chave: Arte-Educação, Pertencimento, Arte-transformação


Abstract:

This dissertation intends to awaken the feeling of belonging and care for the public and school heritage in order to lead students in situations of vulnerability and social conflict to transform their local reality, working through workshops (painting, theater, dance, music) artistic feeling in order to sensitize students to the school and social world, creating an educational product capable of providing opportunities for the replication of these artistic experiences in other school environments, bringing a reflection regarding the development of art, as well as its importance in Education by the need for a humanized look at the development of subjects, capable of becoming aware, transforming and belonging to their environment. When approaching the theme, we realize that it is necessary to open a field of reflection on the importance of Art and this means that it is necessary to make it accessible to all subjects. At the same time, Art shows itself as a possible way of modifying and transforming people's own life history as a mechanism for overcoming and transforming reality itself. The bibliographic methodology is used to survey the works that deal with this theme; then, action research was used, since it was intended that the research subjects get involved in a participatory and cooperative way in the proposed activities through Art workshops (Painting, Dance, Music and Theater). The approach was qualitative in the sense of considering the relationship between the world and the subject. Thus, the way of data collection was descriptive because it was intended to list the data collected in a critical perspective, with the purpose of understanding the worldview of those involved with the least possible interference. The results pointed to the need to create social projects that favor the fight against violence in order to involve all members of the school community in this attempt. Nevertheless, it is emphasized that the development of the activity was successful in the sense of promoting social inclusion and expanding the vision for a more interdisciplinary teaching and linked to the daily life of the students involved in the project, which can be seen in the testimonies. Keywords: Art-Education, Belonging, Art-transformation


Ano:

2022


Páginas:

102


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Indexado em: setembro 13, 2022
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